quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Ainda sobre demissão - GRRF


A pedido de alguns colegas, vou tocar um pouco no item que compete a administração de pessoas - (Setor Pessoal) que é o processo de demissão. E sempre bom lembrar que o processo de demissão está também relacionado com a utilização da nova GRRF ELETRONICA disponibilizado recentemente pela CEF - CAIXA ECONOMICA FEDERAL( http://www.caixa.gov.br/).

Com este novo procedimento, não será mais necessário a emissão do antigo formulário da GRFC. Aliás, você poderá até utiliza-lo para, entre outros recursos, avaliar o conteúdo das bases de cálculo que compõem a GRRF eletrônica.

A CEF disponibilizou um chamado passo a passo para elaboração desta nova guia. O arquivo original com os dados do funcionário demitido será gerado a partir de uma versão do seu sistema de folha de pagamento.

Então ficaria o procedimento mais ou menos assim: (não deixe de consultar a CEF)

1º PASSO:

No seu sistema de folha de pagamento você vai no relatório GRFC Guia GRRF opção “Guia de recolhimento rescisório de FGTS (GRRF eletrônica).
Obs.: informar na guia de identificação a chapa do funcionário, contatos, mês e ano de competência (não esquecer do período) e data de pagamento. O sistema salva o arquivo do drive C:.

2º PASSO:

Abrir o programa da CEF – Conectividade Social – ícone operações com GRRF.

3º PASSO:

Importa arquivo gerado pelo seu sistema de folha de pagamento através do caminho: arquivo importar folha ou ícone de importar folha na barra de tarefas.
Obs.: verificar necessidade de solicitar o saldo para fins rescisões – o sistema avisa no ato da importação.

4º PASSO:

Marcar a participação do trabalhador através da guia de movimento botão direito sobre o trabalhador no qual será gerada a GUIA opção marcar participação.

5º PASSO:

Executar o fechamento para a devida geração da GUIA através do botão de fechamento, observe print abaixo.

Obs.: confirmar as mensagens que se seguem.

6º PASSO:

Emitir de relatório de pagamento da GUIA. No programa GRRF através do caminho: Relatórios Guias Vejas as opções: guias processadas na Caixa, guia de recolhimento para pagamento ou todas as guias.
Obs.: após confirmar opção, selecionar guia trabalhador, informado o funcionário correto e botão imprimir.

7º PASSO:

Fazer conferência do valores através de uma planilha que vc tenha elaborador ou outra forma que você tenha achado melhor para conferir.

FabricioMenezes
Psicólogo
CRP.01/11.163

Um comentário:

Anônimo disse...

NOSSSSSA AJUDOU MUUUUUUITO!
MUITO OBRIGADA!