segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Amor Patológico - Amor Patológico: um novo transtorno psiquiátrico?


Bom dia!

De acordo com autorização expressa da Dra Eglacy disponibilizo o link de acesso ao artigo(final do texto) publicado por ela e colaboradores sobre o CIUME PATOLÓGICO.

Texto de extrema importancia para compreensão do assunto, contendo bibliografia atualizada para embasar novas pesquisas. Espero que todos possa apreciar.

Resumo

Objetivo:
O amor patológico se caracteriza pelo comportamento de prestar cuidados e atenção ao parceiro, de maneira repetitiva e desprovida de controle, em um relacionamento amoroso. Embora os dados disponíveis se concentrem em relatos de caso, a condição (que se diferencia da erotomania ou amor delirante) parece não ser rara.

Método:
Revisamos a literatura disponível sobre as características clínicas do amor patológico, utilizando as bases de dados do Medline, Lilacs e PsychoINFO.
Discussão:
Verificou-se que baixa auto-estima, sentimentos de raiva, privação afetiva e estresse emocional podem ser fatores psicológicos importantes no desenvolvimento desse quadro. Da mesma forma, alguns fatores familiares podem estar associados, como abuso de substâncias e história de negligência (física e/ou emocional) na infância.
Conclusões:
O progresso nas pesquisas poderá trazer maior precisão sobre aspectos clínicos, etiológicos e comórbidos, favorecendo, assim, a efetiva abordagem do portador, com potencial repercussão sobre a vida afetiva de número significativo de pessoas.
Descritores:
Amor; Dependência (psicologia); Comportamento obsessivo; Comportamento compulsivo; Apego ao objeto

Amor Patológico - Amor Patológico: um novo transtorno psiquiátrico?

Nenhum comentário: