quinta-feira, 9 de agosto de 2007

SENSAÇÃO DE ESTAR ACABADO

Quem de nós não está stressado nos dias atuais? Os sintomas são os mais diversos, porém, colhi ontem à noite o conceito geral para esta senção de estar cansado no ambiente de trabalho:

1 DEFINIÇÃO DA DOENÇA – DESCRIÇÃO

" A sensação de estar acabado ou síndrome do esgotamento profissional é um tipo de resposta prolongada a estressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho. Tem sido descrita como resultante da vivência profissional em um contexto de relações sociais complexas, envolvendo a representação que a pessoa tem de si e dos outros. O trabalhador que antes era muito envolvido afetivamente com os seus clientes, com os seus pacientes ou com o trabalho em si, desgasta-se e, em um dado momento, desiste, perde a energia ou se “queima” completamente. O trabalhador perde o sentido de sua relação com o trabalho, desinteressa-se e qualquer esforço lhe parece inútil.

Segundo Maslach & Jackson, em 1981 e em 1986, e Maslach, em 1993, a síndrome de esgotamento profissional é composta por três elementos centrais:
• exaustão emocional (sentimentos de desgaste emocional e esvaziamento afetivo);
• despersonalização (reação negativa, insensibilidade ou afastamento excessivo do público que deveria receber os serviços ou cuidados do paciente);
• diminuição do envolvimento pessoal no trabalho (sentimento de diminuição de competência e de sucesso no trabalho).

Deve ser feita uma diferenciação entre o burn-outg, que seria uma resposta ao estresse laboral crônico, de outras formas de resposta ao estresse. A síndrome de burn-out envolve atitudes e condutas negativas com relação aos usuários, aos clientes, à organização e ao trabalho, sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos práticos e emocionais para o trabalhador e a organização.
O quadro tradicional de estresse não envolve tais atitudes e condutas, sendo um esgotamento pessoal que interfere na vida do indivíduo, mas não de modo direto na sua relação com o trabalho.
Pode estar associada a uma suscetibilidade aumentada para doenças físicas, uso de álcool ou outras drogas (para obtenção de alívio) e para o suicídio."

Considerando os aspectos citados acima, é sempre importante termos compreensão sobre nossas ações e pensamentos. Se estamos incluidos nalguns aspectos relacionados acima, é sempre bom procurarmos um profissional da área médica, psicoterapeuta,psicólogo para uma avaliação de nosso quadro geral de bem estar e saúde.

Stressar, de vez em quando...Stressar sempre....sinal de enfermidade emocional...

FabricioMenezes
Psicólogo e Analista RH

Nenhum comentário: