terça-feira, 21 de agosto de 2007

Espirituralidade nas Organizações - Não é religião


Bom dia!

Recebi autorização da Dra. Solange Souto para divulgar o artigo que trata do tema Espiritualidade nas organizações. Considero-o muito importante e oportuno para reflexçao de todos nos empreendedores e colaboradores.

Caso desejem o artigo no formato PDF posso lhes fornecer ou acessem o endereço abaixo:

http://www.rae.com.br/eletronica/index.cfm?FuseAction=Secao&Secao=ARTIGOS&Volume=6&numero=2&Ano=2007


RESUMO


A espiritualidade nas organizações está representada nas oportunidades para realizar trabalho com significado, no contexto de uma comunidade, com um sentido de alegria e de respeito pela vida interior. A literatura sobre o tópico é prolixa, mas a evidência empírica é ainda escassa.
Neste artigo, procuramos contribuir para mitigar essa escassez. Mostramos como cinco dimensões de espiritualidade nas organizações (sentido de comunidade; alinhamento do indivíduo com os valores da organização; sentido de préstimo à comunidade; alegria no trabalho; oportunidades para a vida interior) explicam o comprometimento organizacional. A amostra abrange 361 indivíduos de 154 organizações. As dimensões de espiritualidade explicam 48%, 16% e 7% de variância, respectivamente, do comprometimento afetivo, do normativo e do instrumental. Os resultados sugerem que as pessoas denotam mais elevados laços afetivo e normativo, e mais fraco laço instrumental, quando experimentam mais forte sentido de espiritualidade no trabalho.

Nenhum comentário: