terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Vale ser HONESTO ou é melhor comer PANETONE?

Amigos,

Espero que para todos hoje seja um bom dia, pois, nesses dois ultimos dias todos fomos tomados de surpresa com referencia ao ESCANDALO do MENSALAO do DISTRITO FEDERAL de acordo com as noticias veiculadas pelos orgãos de imprensa.

Hoje pela manha aqui em nossa cidade tive a oportunidade rever de forma mais ampla o momento em que o PRESIDENTE DA CAMARA LEGISLATIVA do DF recebe dinheiro e os coloca nos bolsos, na meia etc., e para minha surpresa ainda faz uma ORAÇÃO aonde reconheçe que é imperfeito mas que ao final agradeçe pelo colega que forneçe a grana e pelo bem que esteve - o colega -  vinha fazendo a ele e aos seus beneficiarios.

Duas coisas tristes:
a) - uma envolver a DEUS nessa maratuia (Ele é PASTOR, segundo a reportagem);
b) - e a outra é reconhecer-se imperfeito, porém, esqueceu-se de que para agir acertadamente é preciso ser ÉTICO.

Por isso pergunto se VALE A PENA SER HONESTO ou é melhor comer PANETONE?

Para nós "simples" cidadãos agir com honestidade em todos as ações sociais que nos envolvem é essencial e, às vezes, por essas e outras coisas ficamos pensando até que ponto vale a pena agir corretamente. Mas acredito que vale a pena sim, agir éticamente.

Nesse meio tempo em que atuei nos processos de RECURSOS HUMANOS tive a oportunidade de ver que alguns - não são muitos - colegas quando se associam ao poder temporal nas empresas mudaram completamente o modo operandis ou a conduta profissional.  Alguns ficaram um pouco mais arrogantes, poderosos - ainda mais se ocupa função de gestão - , ficaram muito preocupados em não perder o poder e tudo faziam para não perdê-los e às vezes faziam cada coisa que nos deixava amargurados.

Às vezes o comportamento mais simples para quem não tinha o dito poder era vingar-se da Empresa e do chefe tirando cópias para vender na faculdade lesando com isso a Empresa.

Alguns destes foram pegos, segundo eu soube ao longo desses mais de 20 anos de vivencia, foram pegos roubando (vale transporte, pagando hora extra há mais beneficiando a si mesmo, falsificando documentos, aumentando o salario...) ou seja, desviando recursos da Empresas. Alguns rapidamente apareciam rapadimente com carro zerado, casa enormes e outras coisinhas.

Alguns foram demitidos, mas alguns não devolveram os recursos.

Se no ambiente organizacional ainda hoje vemos que algumas condutas inadequadas não tem relação com o comportamento  ÉTICO,  para quem trabalha, rala para ganhar o seu dinheiro honestamente às vezes fica pensando se vale a pena agir dessa forma ÉTICA, pois, na visão delas continuam pobres.

Nesse sentido temos que considerar a questão do TER - ou seja - é preciso ser diferente dos outros na questão de ter muitas coisas para ser diferente dos outros, ou seja, eu TENHO O PODER e a questão do SER que é a conduta da essencia interna, humana, transpessoal fica de escanteio.

PANETONE eu gosto. Acho que a maioria gosta, mas apenas o saboreio no final de cada ano. Trabalhar corretamente, sempre. Agir de forma ÉTICA sempre.

Abraços a todos!

Nenhum comentário: