sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ESCREVER FAZ BEM

O remédio é escrever


Efeitos terapêuticos de manter blogs atraem a atenção de pesquisadores

A busca por uma vida mais saudável pode ser um dos motivos do enorme aumento do número de blogs. Estima-se que sejam cerca de 3 milhões por todo o planeta. Há anos cientistas e escritores conhecem os benefícios terapêuticos de escrever sobre experiências pessoais, pensamentos e sentimentos. Mas, além de servir como um mecanismo para aliviar o stress, expressar-se por meio da escrita traz muitos benefícios fisiológicos.

Pesquisas mostram que, com a prática da escrita, é possível aprimorar a memória e o sono, estimular a atividade dos leucócitos e reduzir a carga viral de pacientes com aids e até mesmo acelerar a cicatrização após uma cirurgia. Um estudo publicado na revista científica Oncologist mostra que pessoas com câncer que escreviam sobre seus sentimentos, logo depois, sentiam-se muito melhor tanto mental quanto fisicamente, em comparação a pacientes que não se deram a esse trabalho.

Pesquisadores empenham-se agora em explorar as bases neurológicas em jogo, especialmente levando em conta a explosão dos blogs. “Sabemos que há impulsos envolvidos em sua criação, pois muitas pessoas agem de forma compulsiva em relação a eles. Além disso, o hábito de mantê-los atualizados pode desencadear a liberação de dopamina, os estímulos são similares aos que temos quando escutamos música, corremos ou apreciamos uma obra de arte”, diz a neurocientista Alice Flaherty, da Universidade Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts.

Fonte: Mente e Cérebro

Um comentário:

Nícolas M. Freitas disse...

Olá;

Estava procurando algo sobre a relação dos benefícios da escrita e blogs.

Diria que achei! É perfeito para que estou pesquisando.

Ótimo post!

;)