sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

PORQUE BEIJAMOS?


Porque beijamos? Muitas pessoas já se fizeram esta pergunta. Pois bem existe uma ciência que estuda o beijo e suas origens e funções (filematologia/philematology).

O beijo desencadeia uma cascata de mensagens e químicos neuronais que transmitem sensações, excitação sexual e proximidade.
Os defensores de que o beijo é aprendido, e não inato, referem que em determinadas tribos não se beija. Aliás, 10% da população não beija e não conhece o beijo.
Aqueles que argumentam que o beijo é um instincto inato apontam os comportamentos semelhantes por parte dos animais.Por exemplo, os bonobos “beijam” depois de lutas, para se comfortarem e para desenvolver relações sociais.
Actualmente a teoria mais aceite na comunidade científica é que beijar permite aos humanos “cheirar/snifar” a qualidade do parceiro. Quando as faces estão frente a frente feromonas são transmitidas entre os parceiros e fornecem informação sobre se essas duas pessoas terão uma boa descendência. Por exemplo, as mulheres preferem homens que têm determinadas proteínas do sistema imunitário diferentes das suas. Isto permite descendência com melhores sistemas imunitários do que se fossem iguais. E no fim tudo se resumiria a melhorar as hipóteses de sobrevivência e de ter a melhor descendência possível.
No entanto a explicação de que o ser humano beija porque é bom parece ser uma explicação satisfatória.

Fontes:
http://scienceline.org/2006/10/02/ask-fiore-kiss/
http://www.sciam.com/article.cfm?id=affairs-of-the-lips-why-we-kiss

Nenhum comentário: