segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DIA DE FINADOS - LUTO

Bom dia!

Hoje é dia de finados ou mais popularmente conhecido como O DIA DE FINADOS. Para alguns é um dia de muita dor e sofrimento, para outros é uma data ainda não vivenciada. Por esse motivo sequer cogitam de pensar no momento da perda de algum familiar querido.

Pessoalmente tive a primeira perda acerca de dois anos quando foi-se o meu padrasto. O motivo de sua morte foi decorrente do uso por mais de 25 anos de fumo. Como primeira experiencia realmente é muito estranho ver o corpo inerte e sem cor. Causa uma espécie que não é explicada. Para esse caso não pude ir até o momento do sepultamento, pois, a emoção não deixou.

Naturalmente que o sentimento de vazio fora maior para minha genitora e não fora fácil. Recentemente outra perda aconteceu, agora, a do meu pai biologico. Apesar do tempo de não convivencia com ele, ou seja, há mais de 20 anos sem maiores contatos pessoais pois já estava separado de minha genitora não se estabeleceu aquele "sentimento" de perda...quando se convive é que se estabeleçe o vínculo...mas foi quem me permitiu estar "vivo" no mundo. Para este caso pude ir até o momento do sepultamento...

De qualquer modo quando tratamos dessa questão não imaginamos que muitas pessoas perdem o equilibrio e a tranquilidade. Quantos não se submetem ao processo inicial de uma depressão...do sentimento em deixar de viver, pois, o filho ou filha ou outro ente querido se foi e, portanto, a vida não vale mais nada.

A Dra Elizabeth Kluber Ross afirma que existem mais de 03 fases que o individuo sente no processo da morte de alguem que nos é familiar...um deles é a revolta pela perda..lhe dar com esta questão ou este momento é muito doloroso para a familia...

O processo da perda ou luto deverá levar em tempo uma média de tempo, que de acordo com os especialista poderá estender-se por mais de 3 meses...alongando-se mais e mais deve-se ter o cuidado de acompanhar com atenção a conduta deste familiar. Procurar um profissional de saude qualificado e experiente é sempre bom para, se for o caso, prescrever medicamentos de suporte e, ainda, contar com a supervisão e ajuda de um psicologo e/ou psicoterapeuta...é essencial.

Mas falando mais de perto a nossa realidade humana...se voce estiver com vontade de chorar, faço-o. Libere esta emoção afim de que o seu nivel de STRESS não se amplie. Afora os recursos legais existentes não se esqueça do SER superior que há em todos nós.

Um grande abraço

FabricioMenezes
Psicologo
CRP 01/11.163

Nenhum comentário: