sábado, 14 de julho de 2007

Organização - Sinal de Saúde



Organização – Sinal de Saúde.





William J. Bennett dizia: “não nos transformamos de uma hora para outra naquilo que não cooperamos para nos tornar”. E ele tem razão, o processo de mudança pessoal é muito lento. Pode levar a vida toda, pois até na hora de nossa morte física temos a oportunidade de refletir sobre o que fizemos de bom ou de ruim ao longo da vida. Esta reflexão será tema de um texto sobre a nossa morte na organização em breve.

Um autor religioso já afirmava a mais de 130 anos que muitos de nossos problemas são gerados a partir de nossos conflitos pessoais, ou seja, da falta de organização pessoal. Vale a pena relembrar o conceito do 5S’s que têm com proposta contribuir para que o nosso ambiente de trabalho, pessoal e a execução de nossas tarefas tenham qualidade. Assim, vale relembrar o passo a passo:

· SEIRI – relacionado com organização, utilização, descarte, liberação do local.
· SEITON - relacionado com a ordenação e a arrumação
· SEISO – relacionado com a limpeza
· SEIKETSU – relacionado com a padronização, asseio, saúde
· SHITSUKE – relacionado com a disciplina e autodisciplina

Com o SEIRI cada um de nós começa a perceber que é importante ter apenas tudo aquilo que é necessário e que se relaciona com o nosso ambiente de trabalho. Ou seja, é sempre bom verificar o que é útil, separar o que tem utilidade ou não no meu ambiente de trabalho e se não interessa para o processo dispô-lo para os demais colegas, se for este o caso.

Com o SEITON cada um de nós começa a perceber que é importante ter ordem ao se guardas os nossos objetos de trabalho, pois quando alguém precisar podem muito facilmente localiza-lo. Ou seja, é sempre bom verificar como guardar as coisas, definir os locais para guardá-los podendo inclusive criar uma marca visual para melhor identifica-lo.

Com o SEISSO cada um de nós começa a perceber que é importante manter o local limpo e os instrumentos como máquinas entre outros em estado de funcionamento. Ou seja, é sempre bom contribuir com o ambiente fazendo pelo menos uma pequena faxina ou quando necessário entrar em contato com a equipe de limpeza, técnicos da área de informática – suporte.

Com o SEIKETSU cada um de nós começa a perceber que é importante ter uma percepção do local de trabalho contribuindo com o nosso bem estar. Assim é cuidar da sua própria saúde física e emocional e contagiar os demais colegas de trabalho com isto. Ou seja, respeitando o ambiente de trabalho, os colegas e tornando-o cada vez mais adequado e harmonioso para todos. Vale ressaltar que enquanto cidadão na organização você pode agregar este passo com o processo desenvolvido pela equipe da CIPA, com o SESMET dando as suas sugestões e colaborações.

Com o SHITSUKE cada um de nós começa a perceber que é importante ter disciplina, ou seja, criando hábito para por em prática todos os passos. Eles em seu conjunto se refletirão no nosso dia a dia.

Para tudo bom senso, ordem. O excesso de ordem, limpeza e, em exagero, pode refletir, em alguns casos, um nível de ansiedade muito alto e um quadro de mania acentuado. Neste item recomendo o filme MELHOR IMPOSSIVEL com Jack Nicolson.

Concluindo, vale a pena lembrar do saudoso ANATOLE FRANCE que afirmou certa vez que “para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar”.

A todos bom inicio de semana.



Fabricio Menezes
Psicólogo
CRP 01/11.163



Observação:

Se você desejar fazer uma crítica sobre este texto pode postar a sua mensagem no BLOGG ou enviar mensagem para o e-mail: fmenezesster@gmail.com ou terapeuta_fabricio@yahoo.com

Nenhum comentário: