sábado, 28 de julho de 2007

O OUTRO TEM QUE AGIR DE FORMA SEMPRE CORRETA


Até parece piada, mas eu estou tendo a oportunidade de assistir com um pouco mais de tempo a novela PARAISO TROPICAL – até já citei em texto anterior - veiculada na TV. Não que esta produção seja a única, mas o que estou achando interessante são as maneiras, atitudes, comportamentos que os personagens se utilizam no contexto social aonde estão inseridos.

O comportamento de cada um nos remete a uma reflexão acerca também de algumas atitudes e de comportamentos que temos no decorrer de nossa vida. Algumas dessas atitudes são saudáveis, outras em determinados momentos da vida são agressivos e por aí vai. Nesse ponto lembro de Confúcio quando afirmava:

“Quando encontramos pessoas de valor, devemos pensar em como podemos ser iguais a elas. Quando, ao contrário, encontramos pessoas sem caráter, devemos nos voltar para o nosso interior e examinar o que se passa lá dentro.”

Julgar comportamento, longe de nós. Não considero saudável. Mas por que esta percepção com relação ao outro tão acentuado em cada um de nós? Mediante esta simples apreciação, que é a observação do outro, no sentido da crítica negativa, recordo dos conceitos de FREUD acerca dos mecanismos de defesa. Lembrando, então, em rápidas palavras veremos o conceito de David Holmes acerca do mecanismo de defesa chamado PROJEÇÃO:

“É o processo por meio do qual você atribui suas próprias características de personalidade a outras pessoas (grifo meu). Por exemplo, se você está com medo, poderia ver as outras pessoas amedrontadas. A PROJEÇÃO pode servir como um mecanismo de defesa se se tem um traço de personalidade inaceitável e ele é projetado em outra pessoa, sua crença de que a outra pessoa tem o traço poderia reduzir sua preocupação sobre tê-lo. Por exemplo, se você é hostil e vê um amigo respeitado sendo hostil, poderá concluir quer ser hostil, afinal, não é algo tão ruim”. (David Homes)

Além deste há outros que podemos citar: Deslocamento, Regressão, Identificação, Racionalização, Compensação, Intelectualização, Formação Reativa. Eles, os mecanismos de defesa, de acordo com Holmes, nos ajudam a evitar conflitos e a reduzir a ansiedade. A dificuldade, afirma este autor, é que deixamos de resolver a questão, ou seja, o conflito na essência.

Portanto, não basta apenas criticar, falar mal do outro, quer seja no relacionamento familiar, no ambiente da escola, na organização, há necessidade de termos sempre em mente que antes de tudo o sentimento da crítica deverá ser dirigido a nós mesmos. Pois, do ponto de vista do comportamento não temos a necessária condição de saber a quantidade de esforço interior que aquela pessoa leva para administrar as suas questões emocionais, comportamentais.

Assim, é sempre de bom tom não cobrar, exigir, de quem é agressivo ou explosivo, uma mudança imediata de comportamento, mas se puder auxiliá-lo, compreendendo-o, orientando-o, esclarecendo-o é muito valoroso. Para situações de extrema agressividade na conduta, se possível, procurar encaminha-lo para profissional competente para que possa ajudá-lo a administrar esses conflitos.

Nesse sentido recordo daquela astronauta americana, salvo engano, que lá do espaço registrou que o seu parceiro estava tendo um free-lance afetivo com outra pessoa aqui na TERRA.

De acordo com os noticiários, quando ela identificou previamente a rival, ao ter retornado de sua missão espacial, saiu de casa, vestiu-se, pegou o carro para atravessar uma área do território americano e somente acrescentou o uso de uma fralda para adultos, pois, a viajem seria longa. Assim, atravessou quase todo o país, quando encontrou a rival pegou-a pelo colarinho e quando já ia tomando as suas providencias emocionais, foi impedida de concluir efetivar o ato a que se propunha. Logo depois foi presa conforme veiculado na mídia. (*)

Quando esta situação aconteceu, ou seja, o comportamento equivocado da astronauta, houve vários comentários desagradáveis acerca da conduta dela. Alguns imprimiram a sua crítica um tom de agressividade, outros jogaram com a indiferença, ou seja, que o problema era dela, pois era fraca. E aí eu também até ensaiei uma observação, pois recordei da conduta chamada ciúme patológico.

Retomando o tema mecanismo de projeção, creio que no momento das observações verbais acerca do fato talvez estivesse a PROJEÇÃO sendo levada a efeito naquele momento.

Com relacao a estes eventos e outros todos nós estamos encetando aprendizado, crescimento. Já dizia LAO TSU que:

“Aquele que domina os outros é forte; Aquele que domina a si mesmo é todo-poderoso”.


(*) Em tempo: Foi veiculado nos programas jornalísticos de ontem, dia 26/07/2007, que a Agencia Aeroespacial estruturou um comitê para analisar o comportamento de todos os astronautas, pois segundo denúncias, entre outras situações há utilização de bebidas alcoólicas por parte da equipe, inclusive até mesmo nos momentos que antecedem a viajem espacial propriamente dita. Vamos ver no que vai dar.


Fabricio Menezes
Psicólogo
CRP 01/11.163

Nenhum comentário: