quinta-feira, 12 de julho de 2007

Administracao de Pessoal - Trabalho árduo







De acordo com a minha ex-chefe de RH - Regina Célia Carvalho mexer no bolso do colaborador é doloroso demais, pois, causa mágoas, ressentimentos, insatisfações.




A partir deste ponto, é sempre bom lembrar que esta tarefa para muitos é a parte menos brilhante do RH (creio, sejam desinformados),tenho certeza que esta é complementar e de apoio aos demais processos da área. Esquecem-se estes que na administração de pessoal os processos de admissao, demissao, folha de pagamento, beneficios, controle de sistema de ponto e demais tarefas que se integram irão refletir a atuação da equipe envolvida e naturalmente a imagem da área de RH.
Neste aspecto, o resultados destas tarefas/processos refletem-se também com a área de contabilidade, financeira da empresa, e ainda com os orgãos responsáveis pelo administração do FGTS, de aposentadoria e beneficios que é o INSS, com os diversos Sindicatos, com o pagamento do seguro-desemprego entre outros.
Problemas operacionais existem, entre eles, atualizações de aplicativos da folha de pagamento, do sistema de ponto, do beneficio e por aí vai. Além destes, dependendo do contexto, o ajuste da equipe de trabalho pode também contribuir também para este "desaranjo" nos resultados.
Vale ressaltar, em síntese, que estas tarefas demandam realmente trabalho, esforço de toda a equipe, assim também é importante que haja atualização de conhecimento, os quais podem ser obtidos através de cursos ministrados por orgãos respeitados. Entre estes como exemplo queremos citar: SEBRAE-AM, FIEAM, SESI entre outros. Obras existem as mais diversas que explicam a CLT e a parte operacional do processo. Dentre eles, pessoalmente gosto muito da obra do professor ARISTEU DE OLIVEIRA com o seu MANUAL DE PRATICA TRABALHISTA já em sua 41º Edição, o IOB - CONSUTORIA.
O professor Annibal Fernandes prefaciando o manual referenciado acima afirma:" A complexidade das relações dos empregados(...) com as empresas e de todas as personagens com os orgãos da administração pública faz do Departamento Pessoal um elemento singularmente dinâmico na vida e estrutura da empresa moderna(...)."

Tarefa árdua esta, porém, prazerosa quando realizada com responsabilidade e compromisso de todos os que nela labutam.


Fabricio Menezes

Psicólogo e Analista de RH











Nenhum comentário: