quinta-feira, 6 de março de 2008

Psicologia Econômica


Conforme prometido, eis um dos materiais disponiveis para leitura. Para acessar a TESE original basta clicar no título acima para você conhecer o pensamento do autor VERA RITA através desta PESQUISA.

RESUMO:
O texto aponta as fontes que forneceram suporte para a realização da dissertação "O Componente Emocional - funcionamento mental e ilusão à luz das transformações econômicas no Brasil desde 1985", as linhas que foram adotadas para realizá-la, e os operadores, retirados da teoria psicanalítica, que auxiliaram essa investigação. O estudo é situado a partir de sua origem na observação clínica do funcionamento mental, e como este poderia estar associado a fenômenos econômicos presentes na história recente do país, com destaque para a inflação, os planos do governo para debelá-la, e a relativa estabilização da moeda atingida depois de 94. O estudo de caso incluído na dissertação também fornece subsídios para a hipótese levantada, que diz respeito à correlação que possa haver entre princípio do prazer, inflação alta e ilusão de um lado, e princípio da realidade, tolerância à frustração com capacidade de pensar e estabilização da moeda, por outro.
PALAVRAS-CHAVE: Bion; componente emocional

"Creio que se pode atribuir um sentido ao Mundo, na medida em que ele constitui a moldura dentro da qual formamos a nossa própria vida, e, até certo ponto, à qual também damos forma. Claro que sempre dentro de determinados limites. Mas é uma moldura em que podemos formar a nossa vida de maneira curiosamente livre e personalizada e na qual também podemos exercer uma certa influência no desenvolvimento ulterior do Mundo, ainda que num domínio muito restrito do Mundo. Por conseguinte, temos assim uma grande responsabilidade na nossa vida. Não só para connosco, mas para com nossos semelhantes e por via deles. Uma responsabilidade por um pequeno domínio deste grande Mundo."
(Karl Popper, "Sociedade Aberta, Universo Aberto", 1987, p.92.)

Nenhum comentário: