sábado, 29 de março de 2008

ENTREVISTA - "É uma questão de cultura"

Amigos de RH,
A materia que que referencia o título acima foi publicado na REVISTA ÉPOCA, e traz informações importantes sobre a expectativa de se sobreviver no ambiente profissional. O autor da matéria é Marcelo Aguiar. Para ler o conteúdo completo e original basta clicar no título e bom proveito.

Alguns pontos da matéria publicada:

1 - "Olhe ao redor em seu escritório. Em menos de dois anos, um de cada três de seus colegas de trabalho não estará mais ali. Ele será demitido. Ou pior: talvez o demitido seja você. Isso é o que sugere um levantamento do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas em seis regiões metropolitanas do Brasil. O estudo, feito com números da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, mostra que a rotatividade disparou e atinge empregos formais e informais. Em 2005, 32,5% dos trabalhadores perderam o emprego antes de completar dois anos no posto.
A tolerância das empresas para funcionários com dificuldades de adaptação está diminuindo e o giro rápido no emprego se tornou um fenômeno global.
Nos Estados Unidos, a pressão é ainda maior: 46% dos iniciantes não sobrevivem mais que um ano e meio no posto, segundo a empresa de treinamento Leadership Q. Dá para sobreviver?

2- ÉPOCA - Como lidar com colegas e até chefes que torcem contra você? Milo - Isso acontece em muitas situações. Politicagem, personalidades difíceis. Muitas vezes você trabalha perto dessas pessoas. O que você precisa fazer é começar a entender por que eles se sentem ameaçados. E esforçar-se para que se sintam confortáveis. Comunique-se. Faça perguntas a eles sobre seu projeto de trabalho. Se isso não funcionar, procure manter distância. Já com o chefe, é mais difícil. Talvez ele se sinta ameaçado com suas posições e até com uma promoção sua. Pergunte a ele qual a melhor maneira para se comunicar com ele. Entenda, pergunte aos outros como é sua maneira de trabalhar.
3 -ÉPOCA - Como é a relação empresa-empregado hoje? Milo - As empresas não podem mais oferecer empregos para a vida toda. O contrato mudou. Funcionários têm de tomar conta do próprio sucesso profissional. Thuy - Há três grandes mudanças. A primeira: seu novo empregador ou chefe não é seu pai ou sua mãe. A segunda: as pessoas acreditam que trabalho duro traz reconhecimento, mas você não pode sempre trabalhar com essa hipótese. Muitas vezes você trabalha por horas seguidas e ninguém reconhece. A terceira: as pessoas costumam acreditar que a lealdade para uma empresa significa segurança para você. Nada disso é verdade.

FabricioMenezes
Psicólogo e Analista de RH

Nenhum comentário: