segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

FEBRE AMARELA - Esclarecimento Dr.Drauzio Varela

Bom dia!

Amigo leitor,

Abaixo segue o texto do iminente Dr. Drauzio Varela sobre a FEBRE AMARELA. Importante, pois, esclareçe a todos nós. Ao clicar no link acima voce encontrará o texto original.

FabricioMenezes
Psicologo e Analista de RH

Drauzio Varella esclarece dúvidas sobre febre amarela14 de janeiro de 2008.
O doutor Drauzio Varella participou, neste domingo (13) do programa Fantástico, da Globo, para esclarecer dúvidas sobre a febre amarela. Ele avisa: não há motivo para pânico!

Um corre-corre foi causado pela suspeita de que estariam ocorrendo mortes por febre amarela. Até agora, o Ministério da Saúde só confirma dois casos da doença e 22 outros casos estão em investigação, incluindo a morte de um estrangeiro em Goiânia, no sábado.
Mas afinal o que é febre amarela? Como se contrai a doença? Quem precisa tomar a vacina? E o mais importante: será que estamos diante de uma nova epidemia?
Formas de transmissão
A febre amarela é uma enfermidade causada por um flavivírus, um tipo que é parente do vírus da dengue. Existem duas formas de transmissão: a silvestre e a urbana. Na silvestre, a transmissão ocorre através da picada de mosquitos da família haemagogus, que vivem nas matas. Eles adquirem o vírus ao picar animais, sobretudo macacos. É o ciclo macaco-mosquito-homem. Já a febre amarela urbana é transmitida pelo aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue que adquire o vírus da febre amarela ao picar seres humanos. É o ciclo homem-mosquito-homem.
“Desde que a epidemia foi controlada, vez ou outra nós temos casos de pessoas que entram nessas áreas sem estarem imunizadas. Não existe nenhuma evidência de que essas pessoas possam ter adquirido a infecção em áreas urbanas”, afirma Valdiléa Veloso, infectologista da Fundação Oswaldo Cruz. “Desde 1942 que nós não temos um caso de febre amarela urbana no Brasil e continuamos não tendo”, avisa o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A doença surgiu na África. Chegou aqui nos porões dos navios negreiros e se espalhou pelo país inteiro.
Em 1900 ficou demonstrado que quem transmitia a febre amarela era um mosquito, o aedes aegypti. Aí veio Oswaldo Cruz e liderou uma grande campanha de combate aos focos de mosquito. Foi o combate ao mosquito, antes da existência da vacina, que acabou com as epidemias de febre amarela nas cidades brasileiras. No Brasil, as regiões Norte e Centro-Oeste e os estados do Maranhão e de Minas Gerais são consideradas de risco mais alto. O sul da Bahia e o norte do Espírito Santo são áreas de risco médio. O sul do Piauí, e o oeste dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são consideradas áreas de risco bem mais baixo.
Quais as pessoas que realmente precisam tomar a vacina contra febre amarela?

“Apenas as pessoas que vão viajar para as áreas onde existe o ciclo silvestre. Nessas áreas de risco, a maior parte da população já está imunizada”, afirma Valdiléa Veloso.

Não há razão para pânico. Você mora na cidade e vai engrossar as filas em postos de saúde? E aí as pessoas que vão viajar e vão entrar na mata não conseguem tomar a vacina.

Uma vez vacinado, você fica protegido contra a doença por um período de dez anos, sem necessidade de reforço.
A vacina é contra-indicada para crianças com menos de seis meses, grávidas e pessoas que estejam com baixa imunidade Três anos atrás, Dr. Drauzio Varella cometeu um erro grave. Foi para a Amazônia e entrou na mata com a vacina vencida há mais de 20 anos. Ficou lá sexta e sábado. Na madrugada de domingo para segunda, acordou com um frio como nunca tinha sentido na vida. A febre amarela não é uma dessas doenças que começa e você vai ficando cansado. Ela não se instala devagar. Ela vem com tudo.
Dali a dois, três dias, a doença toma dois destinos. Em uma parte dos pacientes ela vai devagar. Começa a melhorar, gradativamente. E depois de uma semana você está bem. Muitos têm febre amarela e nem percebem.
De cada quatro, um tem a forma grave da doença, que foi o caso do Dr. Drauzio. Ele foi hospitalizado com febre alta, os olhos foram ficando amarelos - por isso é que se chama febre amarela. Teve muita dor no corpo. Depois de uns três ou quatro dias de internação, os exames estavam tão ruins, e ele estava se sentindo tão derrubado, que achou que ia morrer. Não tem um remédio que mate o vírus. O tratamento é dar soro e medidas de suporte para te manter vivo enquanto o organismo encontra forças para escapar e se curar sozinho. Mais ou menos 50% a 60% dos doentes que chegam nessa fase morrem de febre amarela. “É uma doença muito grave. Eu não aconselho ninguém a cometer o erro que eu cometi”, adverte Dr. Drauzio.


Fonte: Fantástico - Globo - A.L

Nenhum comentário: