quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O que faz o PSICÓLOGO, PSICANALISTA, PSICOTERAPEUTA, ENFERMEIRO

PSICÓLOGO
Com formação no curso de Psicologia, da área de humanas, o psicólogo pode se especializar na aplicação de terapias úteis para os portadores de transtornos mentais. Assim, é um agente importante para o tratamento multidisciplinar,recomendado no atendimento de saúde mental.
Entretanto, por não possuir formação e conhecimento médico, o psicólogonão pode prescrever remédios nem realizar outros procedimentos médicos que colaboram para a melhora do quadro clínico de pacientes que deles necessitam.
Para esse tipo de atuação, é essencial a presença de um médico, de
preferência um especialista.
PSICOTERAPEUTA
Em geral, o psicoterapeuta é um profissional da psiquiatria ou da psicologia que se especializa na aplicação de terapias não-medicamentosas. Em geral, o uso da psicoterapia aumenta a eficiência do tratamento.
Existem modalidades de psicoterapia, que podem ser utilizadas de acordo com as características de cada paciente e transtorno. As mais comuns são a cognitivo-comportamental, analítica, a familiar, o psicodrama, e a psicanálise.

PSICANALISTA
A psicanálise é uma das modalidades possíveis de psicoterapia. Desenvolvida inicialmente pelo médico austríaco Sigmund Freud, a psicanálise busca compreender as causas dos distúrbios mentais através da investigação do inconsciente do ser humano.
Para isso, o psicanalista se dispõe a ouvir o paciente e, dessa forma, busca ajudá-lo a entender os motivos das inquietações e dificuldades que enfrenta.
---
TERAPEUTA OCUPACIONAL
Na concepção de tratamento multidisciplinar indicado para a maioria dos transtornos mentais, a terapia ocupacional é uma das disciplinas da saúde que auxiliam na recuperação destes pacientes. O terapeuta ocupacional trata de pessoas com diminuição, déficit ou incapacidade física ou mental, temporária ou permanente. Trata-se de um profissional de saúde qualificado, que envolve o paciente em atividades destinadas a promover o restabelecimento e o máximo uso de suas funções com o propósito de ajudá-lo a fazer frente às demandas de seu ambiente de trabalho, social, pessoal e doméstico e a participar da vida em seu mais pleno sentido.
ENFERMEIROS
No atendimento em saúde mental, o papel dos enfermeiros também é importante.
Especialmente em locais destinados ao tratamento de transtornos mais
graves e incapacitantes, é necessária a presença de profissionais habilitados e capacitados para lidar com as características específicas desses pacientes.
Nessas instituições, é imprescindível a presença de uma equipe completa para garantir um tratamento minimamente eficaz.
Fonte: ABP - Associação Brasileira de Psiquiatria

Nenhum comentário: