quinta-feira, 15 de maio de 2008

STRESS - ANSEIOS PESSOAIS


Quero sugerir a você que assista ao filme Monster House (Casa Monstro) produzido pela Columbia Pictures com direção de Gil Kenan. Nele se destacam os personagens DJ, Bocão, e Jane e como foco principal o velho Epaminondas e sua esposa Constancia. Ela – Constancia – vivia presa num circo e era muito gorda sendo alvo de gozação de todos aqueles que iam ao circo e, em especial das crianças que também jogavam tomates e por isto nutria uma grande raiva.

Uma excelente produção faz rir tanto crianças como adultos. E sendo adulto também me diverti. Mas o foco principal ao final é o sentimento de posse, de carência e de apego.

Assim, vendo o sofrimento de Constancia e de Epaminondas - que era a prisão afetiva que os unia - achei o enfoque interessante, pois, o nível de stress que é desencadeado nestas questões e em outras, quais as financeiras e econômicas, desencadeiam muito sofrimento. E todos nós em níveis maiores ou não já passamos por várias situações que nos fazem sofrer e ficar retidos, presos a diversas questões.

Recentemente foi veiculada na TV uma reportagem sobre um empresário que simplesmente sumiu em um determinado dia e não mais retornou para o convívio de seus familiares, ele, segundo a reportagem era um empresário falido, com problemas de saúde. Havia perdido quase tudo aquilo que sonhou profissionalmente e que desejou com profundidade. Diante desta e de outras situações que são apresentadas em nosso dia a dia fui em busca de meus apontamentos e livros da área técnica de psicologia para relembrar que o nível de stress profundo desencadeia um processo de adoecimento mental com conseqüências físicas.

Assim, tendo pinçado esta situação do cotidiano recordei dos Transtornos Dissociativos dentre os quais fazendo apenas uma pequena correlação com o caso acima - desde que não tenha havido uma outra situação social de extrema agressividade para que fosse desencadeado o desaparecimento do empresário -, re-li sobre a Fuga Dissociativa. O individuo com este quadro “inesperadamente viaja para um local, assume uma nova identidade e sofre amnésia de sua identidade anterior”. Ou seja, o individuo apaga de sua mente toda aquela situação que lhe afeta profundamente, isto porque foi submetido a um nível de stress no ambiente social intensamente e, assim sem reservas emocionais adequadas não consegue administrar as situações ele “apaga”.
Ontem, 14/05/2008, um fato me chamou a atenção quando fora veiculado no noticiário da RECORDNEWS que um empresário,salvo engano, de outro país por ter ficado falido resolveu friamente, matar todos os seus familiares para que eles não sofressem com os dissabores que seriam gerados por suas perdas profissionais.

Nesse sentido quer seja na convivência familiar – que é o caso do filme Casa Monstro – ou nos processos de colocação no mercado de trabalho, na atuação na instituição em que trabalhamos, quer seja enquanto gestor, empreendedor ou simplesmente colaborador é sempre bom observar-se, perceber a quantas andam nossos níveis de ansiedades ou de stress por conta dos desejos e sonhos que todos possuímos.

Analisar com tranqüilidade as diversas situações que desencadeiam em cada um de nós o medo de perder, de ser menosprezado, entre outros é essencial. Pois, essa análise individual sendo bem consciente nos preserva de angustias maiores. A sociedade em linhas gerais sempre às voltas com as questões do TER relega em grande parte aquilo que é SER.

Em momentos de tristeza, sempre é bom poder conversar. Procurar um amigo para quando estes momentos chegarem é muito importante, pois, falar significa desabafar, não reter a emoção negativa e com isso relaxar. Quando isto não for mais possível e perceber um acentuado descontrole no trato destas questões, é sempre bom ir em busca de um profissional da área da saúde mental quer seja um psiquiatra, psicólogo, psicoterapeuta e outros credenciados, pois, estarão com condições técnicas de prestar a orientação e o suporte necessários para saibamos enfrentar os nossos problemas.

Fabricio S Menezes
Psicólogo
CRP 01/11.163

Um comentário:

Paula Paz disse...

Oi Fabricio, ótimo seu blog. Já deu vontade de ler tudo que tem aqui.
Estou montando um artigo cientifico com o tema: Qual a importância do Psicólogo na Organização.
Como é um tema amplo estou ainda definindo que caminho seguir no texto. Se puder ajudar com alguma idéia, fico grata.
Parabéns pelo blog.
Abraço Paula.

(obs.: tranquei a faculdade de psicologia no 8ºsem por motivos financeiros, mas ainda ajudos meus colegas de curso, e é por isso que estou fazendo o artigo.Se Deus quiser logo vou ser uma colega profissional)