segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Dicas de Leitura

Bom dia!

Amigo leitor,

Iniciamos mais uma semana e espero que todos possam estar renovados em suas energias.

Bem, como estou coletando material para compor o livro que quero publicar o qual irá abordar as questões do ambiente emocional nas organizações fiquei interessado num autor que eu pessoalmente ainda não conhecia que é DEJOURS. Autor que recomendo a todos que possam ler. Ele, especialmente, procura tratar da psicodinamica do ambiente de trabalho.

In passant diz ele:

" a organização do trabalho exerce, sobre o homem, uma ação específica, cujo impacto é o aparelho psíquico. Em certas condições, emergi um certo sofrimento que pode ser atribuido ao choque entre uma historia individual, portadora de projetos, esperanças e de desejos e uma organização do trabalho que os ignora. Esse sofrimento, de natureza mental, começa quando o homem, no trabalho, já não pode fazer nenhuma modificação na sua tarefa no sentido de torná-la mais conformes às suas necessidades fisiológicas e seus desejos psicológicos - isso é, quando a relação homem-trabalho é bloqueada "

Esse autor em suas pesquisas identificou e sinalizou que há uma relação de influência muito significativa entre o papel da organização do trabalho sobre o funcionamento, a engrenagem psíquica dos trabalhadores e o seu adoecimento. E por aí vai. Registra ainda as estratégias que são utilizadas por este trabalhador, ser humano, para lidar com este nível de angustia, sofrimento, dor no ambiente profissional.

Mais adiante trarei mais algumas informações, procurando assim, dentro do possível, relacioná-las com o nosso dia a dia profissional e pessoal.

FabricioMenezes
Psicólogo e Analista RH

Nenhum comentário: