terça-feira, 6 de novembro de 2007

Angustia e Sofrimento no Ambiente Organizacional

Amigos,

Retomando os conceitos de Dejours vale ressaltar que o seu trabalho aconteceu na decada de 80 e dá para cá os seus conceitos e explicações acerca do processo de adoecimento do trabalhador continua atualissimo na minha opinião.

Senão vejamos o que ele afirma:

A sua preocupação é compreender o processo de adoecimento do trabalhador nas organizações e entre as suas diversas observações ele leva em conta que no ambiente profissional há dois aspectos a serem considerados: as condições de trabalho e a organização no trabalho. De modo sintético o trabalhador nesse processo sente-se sob pressão, pois ,é cobrado em tudo, pois ele tem vários desafios e problemas a serem enfrentados. Por conta desses contextos irá sentir-se bem ou infeliz.

Dependendo da forma de encarar este processo, vivência o trabalhador irá sentir-se frustador, insatisfeito, ansioso, frustado e com medo. Assim, do ponto de vista do comportamento emocional esse mesmo trabalhador irá emoções de indignação, de apatia, aspectos de depressão e por tudo isso estará sofrendo. Diante dessas situaçõe esse autor irá procurar entender de que maneira esse profissional enfrenta estas situações.

E por aí vai....as observações, análises sobre esse tema são muito interessantes. Um aspecto que me chamou a atenção é que vários profissionais já defenderam várias teses tendo por base este autor.

FabricioMenezes
Psicólogo e Analista de RH

Nenhum comentário: