domingo, 1 de junho de 2008

Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública

Faculdade de Saúde Pública da USP
Primeiro Ciclo de Conferências de 2008
20 e 21 de junho
A Estratégia das Redes e dos Diálogos na Saúde Coletiva
Instaurando um tempo de justiça que rompe com um passado genocida, contemporaneizando a atenção aos pacientes oncológicos e a seus cuidadores, antecipando os riscos para o desenvolvimento infantil, alianças multiprofissionais, interinstitucionais e transdisciplinares oferecem paradigmas de saúde pública em que filósofos, juristas, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, pediatras e psicanalistas articulam-se em comunidade e com as comunidades.
Programa
20 de junho – sexta-feira
19h30 – Abertura
Prof. Dr. Alberto Olavo Advincula Reis - Coordenador do Curso Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública Faculdade de Saúde Pública da USP; Dr. em Saúde Pública pela USP; Professor Doutor da Universidade de São Paulo.
20h45 às 21h30 – Reconhecimento, Perdão e Reconciliação: “a Experiência da Comissão Verdade e Reconciliação - CVR da África do Sul”.
Palestrantes:
Profa. Dra. Maria Luci Buff Migliori - Procuradora do Estado, foi consultora jurídica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD no Programa de Modernização do Estado de São Paulo, é mestre e doutora em Filosofia pela PUC/SP. Foi Professora e Coordenadora do Curso de Relações Internacionais das Faculdades Tancredo Neves/SP. Além de seu fazer jurídico, dedicou-se ao trabalho editorial, como o da Revista Thot de Filosofia, com artigos e resenhas publicados. Publicou pela Editora Annablume em 2001 “Sonhos Sobre Meditações de Descartes”. Trabalha atualmente no projeto de publicação de sua Tese de Doutorado em Filosofia pela PUC/SP Horizontes do perdão: reflexões a partir de Paul Ricoeur e Jacques Derrida.

DOUTOR EGBERTO DE ALMEIDA PENIDO - Juiz Assessor da Presidência da Seção de Dirieto Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Coordenador do Projeto Piloto de Justiça Restaurativa junto às Varas Especiais da Infância e Juventude da Capital (região de Heliópolis e entorno). Coordenador do Centro de Estudos de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura.
DEBATEDOR: JUIZ FERNANDO FRANÇA - Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo; Graduado em História na Universidade de São Paulo; Cursou Jornalismo na Universidade de São Paulo; Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da USP; Publicou Criação e Dialética - O Pensamento histórico-político de Cornelius Castoriadis - editora Brasiliense/Edusp;Autor de vários artigos sobre filosofia política e direito do trabalho; Professor de Filosofia, de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho; Coordenador na Escola Nacional da Magistratura em Brasília; Representante do Brasil na União Internacional de Magistrados - UIM.

21 de junho – sábado
10h às 11h30 – "Construção de uma Rede de Atenção a Pacientes com Câncer (OncoRede) : A Importância de Cuidar dos Profissionais de Saúde".
Palestrantes: Profa. Dra. Silvia Maria Santiago - Médica pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Prof.ª assistente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, projetos e programas de saúde, saúde da mulher, accessibility e ações em saúde pública.

Profa. Dra. Maria da Graça Andrade - Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Prof.ª da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Medicina e Saúde Pública, com ênfase em avaliação de serviços de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de programas de saúde, educação médica, atenção básica, redes de cuidado em oncologia. Revisora da Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health.
Debatedor:
Natacha Costa -
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Diretora Geral da Associação Cidade Escola Aprendiz em São Paulo, foi coordenadora de projetos na rede Safe Kids Worldwide, trabalhou na ONG Criança Segura, e implementou no Brasil um centro do programa Computer Clubhouse, atulamente presente em mais de 20 países e desenvolvido pelo MIT Media Lab e pelo Museu de Ciências de Boston. Apresentou o trabalho desenvolvido neste núcleo em diversas conferências no Brasil, no México e nos Estados Unidos. Foi formadora em gestão comunitária do Centro de Formação da Associação Cidade Escola Aprendiz e participou da elaboração de duas publicações da organização Bairro-escola: passo a passo e O Centro é uma Sala de Aula.
12h às 14h – Almoço
14h às 15h30 – Pesquisa e Prevenção em Saúde Mental Infantil: O Diálogo entre a Pediatria e a Psicanálise
Palestrante: Dr. Domingos Paulo Infante - Psiquiatra, Psicanalista, ex-diretor do serviço de psiquiatria e psicologia do Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, Médico Assistente do Centro de Referência do Ministério da Saúde do Instituto da Criança do HCFMUSP, coordenador do núcleo de estudo e pesquisa em psicanálise com crianças.
Debatedor:
Helena Singer - Diretora Pedagógica da Cidade Escola Aprendiz e Presidente da Associação Politeia em São Paulo-SP. Doutora em Sociologia pela USP, com especialização pela Universidade da Pensilvânia. Concluiu seu pós-doutorado sobre educação democrática junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade (LEPED) da Unicamp em março de 2008. Recebeu o Prêmio Jovem Cientista em Língua Portuguesa em 2003 pelo Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com o livro Discursos Desconcertados: Linchamentos, Punições e Direitos Humanos (Humanitas/FAPESP). É também autora de República de Crianças: sobre Experiências Escolares de Resistência (Hucitec/FAPESP, 1997) e co-autora de Violência Urbana Dilemas e Desafios (Saraiva, 1999) e Janusz Korczak (Edusp, 1999).
15h30 às 16h – Debate
16h às 17h – Encerramentos e entrega de Certificados

Maiores informações: clique aqui
Dia 20 e 21 de Junho de 2008 (6ª feira e sábado)
Faculdade de Saúde Pública / USP
Auditório Paula Souza
Av. Dr. Arnaldo, 715 (metrô Clínicas)
I N S C R I Ç Õ E S G R A T U I T A S
Por tel.: 5052-7967 ou 5053-4657 (2ª / 6ª, 13h / 17h)
Via e-mail: psicopatologia@psicopatologia.psc.br
Pelo site: www.psicopatologia.psc.br

Palestras Anteriores:
2ª Conferência de 2008
"O Projeto Nupsi" Discussão da proposta do Núcleo de Psicopatologia, Políticas Públicas de Saúde Mental e Ações Comunicativas em Saúde Pública da USP

Cebate com os docentes: Cristiano Novaes de Rezende David Calderoni Guilherme Peres Messas Maria Angela Santa Cruz
___________
"O Encontro da Política com o Trabalho"
Dimensões psicossociais da experiência de autogestão das cooperadas da Univens
Conferencista: Cris Fernández Andrada
14 de março de 2008:

Um comentário:

Sobre opiniões disse...

OI
td bem?
passei pelo seu blog e achei interessante!
se vc puder me ajudar. Estou me formando em Psicologia, com formação junguiana
e qdo se sai da faculdade, tem pouca referencia com relacao a especializacoes.. Gostaria de perguntar já que tem um blog que fala sobre o assunto. Se você tiver informações a respeito de especializações as quais acredita ser boas e pudesse me passar, eu agradeço!

meu blog é ascessetha. blogspot.com.br

Desde já Obrigada!