domingo, 24 de fevereiro de 2008

DICA DE LEITURA: SEXO & CIA

Bom dia!

Desejo a todos um bom final de semana. Aproveito a oportunidade para recomendar a leitura deste livro do Psiquiatra Jairo Bouer. Espero que gostem, pois, atende a todos os pais, familiares, e aos profissionais de educação, psicologia entre ouros.

23/03/2007 - 15h52
Confira perguntas e respostas do livro de Jairo Bouer da Folha Online

O livro "Sexo & Cia. As Dúvidas mais Comuns (e as mais estranhas) que Rolam na Adolescência", do psiquiatra Jairo Bouer, reúne dez anos de perguntas (com respostas, claro) que ele recebeu dos leitores teen sobre sexo. Segundo Bouer, a coletânea permite três leituras diferentes.
Veja algumas perguntas e respostas mais atuais selecionadas por Jairo Bouer, como sexo pela internet, gravidez, virgindade e desempenho sexual.
Se o beijo é o começo do sexo, pelo menos eu acho que é, por que beijo pode à vontade e sexo não?
O beijo é uma espécie de porta de entrada, é um momento em que as pessoas criam intimidade umas com as outras. É quando a gente experimenta sensações novas e muito gostosas. O ato de beijar permite que você entre em contato com o prazer. Será que o beijo é o começo de tudo? É tão bom que, muitas vezes, pode valer por ele mesmo, sem que tenha de levar ao ato sexual. Agora, que foi que disse que você "pode" sair beijando todo mundo? Será que "pode" mesmo? Na verdade, a questão não é se "pode", mas se "deve". Será que não é melhor escolher quem a gente beija?
Qual o tamanho normal do pênis para uma pessoa de 15 anos e altura de 1,70m?
Jairo Bouer: Opa! Vamos desfazer os mitos. Não existe relação entre o tamanho do pênis e a altura, comprimento do dedo, grossura da coxa e outras invenções do gênero. Não existe pênis de tamanho-padrão. O tamanho é uma característica individual. Sem encanações!
É verdade que a vagina tem cores diferentes?
Jairo Bouer: A cor dos lábios pode, sim, variar de uma mulher para outra, e isso é normal. Não há cores diferentes? Então, o mesmo vai acontecer com a cor dos grandes lábios vaginais. Isso não é sinal de doença nenhuma, é só um traço individual. Assim como há pessoas loiras, morenas, negras, ruivas ou albinas, a cor da pele na vagina também pode ter características próprias.
Já tive alguns namorados, mas atualmente só consigo pensar no namorado da minha melhor amiga. Tenho 17 anos e não sei como agir: dou em cima ou fico na minha?
Jairo Bouer: Ficar a fim do namorado da sua melhor amiga é uma situação complicada! Está certo que a gente não consegue controlar muito essa história de ficar a fim de alguém, mas pense bem: por que é que, com tanto garoto no mundo, você foi logo pensar no namorado da sua melhor amiga? Sem se dar conta, você não está entrando numa disputa? E olha que a gente faz muitas vezes isso e nem entende bem o porquê. Agora vamos olhar por outro lado: será que, na vida, a gente pode ir atrás de tudo aquilo que quer ou de tudo aquilo que está a fim, sem parar para pensar nas conseqüências? Vale a pena arriscar uma amizade por conta de um sentimento que ainda parece indefinido?
Descobri que meu irmão é gay. Ele ficou com outro cara numa festa. O que faço agora? Devo contar para meus pais ou fingir que nada aconteceu?
Jairo Bouer: Muitas vezes, durante a adolescência, tanto garotos como garotas passam por uma fase em querem experimentar novas possibilidades. Ficar com alguém do mesmo sexo não quer dizer necessariamente que ele é ou vai ser gay. Se você está realmente preocupado com o seu irmão, a primeira coisa a fazer é conversar com ele. Conte para ele o que viu e fale a respeito da sua preocupação. Pergunte se ele gosta mesmo de garotos e está feliz. Contar para seus pais sem ele saber é a pior coisa que você pode fazer!
Chupar os seios das meninas pode causar câncer de mama? Faz mal dar umas mordidinhas?
Jairo Bouer: Quanta encanação! Chupar os seis não faz mal para ninguém. Se chupar os seios causasse câncer de mama, você já imaginou o que aconteceria com todas as mães que amamentam os filhos? Dar umas mordidinhas nos bicos dos seios (mamilos) exige um certo cuidado. Os mamilos (tanto do homem como da mulher) são áreas do corpo que dão bastante prazer, mas são muito sensíveis. Não é legal causar dor.
Gostaria de corrigir uma fimose, mas tenho receio de ter ereções durante a cirurgia. Existem medicamentos (ou ervas) que podem evitar esse constrangimento?
Jairo Bouer: Pode relaxar. É muito pouco provável que aconteça uma ereção durante a cirurgia de fimose. Não precisa tomar nenhum remédio ou erva. Converse com o médico e esclareça qualquer outra encanação que você tenha.
É normal que o pênis não fique duro de novo depois de transar?
Jairo Bouer: Fique tranqüilo. Você não tem nenhum problema grave de saúde e não precisa de remédio. Todo homem tem um período de latência (tempo de demora) entre uma ereção e outra. Aí entram as variações individuais. Tem gente que está pronta para a próxima em 5 minutos e tem gente que leva quase uma hora. Só não vale encanar. Quanto mais ansioso a gente fica, esperando pela próxima ereção, mais dificuldade ela tem para acontecer. Portanto, muita calma, que ela chega no seu tempo.
Tenho tomado ecstasy antes de ir para as baladas. Qual o risco?
Jairo Bouer: O ecstasy é agora uma das drogas da moda. A moçada toma um comprimido antes de ir para as baladas e diz que tem energia para dançar a noite toda. Originalmente desenvolvido como antidepressivo, o ecstasy foi abandonado pela medicina pelos seus efeitos euforizantes. Por outro lado, o ecstasy pode trazer problemas. Vários casos de morte após uso da substância aconteceram na Europa, onde ele tem sido muito consumido. Essa droga tem sido produzida em laboratórios caseiros e, na maior parte das vezes, é difícil garantir a qualidade do produto. Além disso, misturar o ecstasy com álcool também parece uma associação muito perigosa. Há riscos de desidratação e de problemas graves com a temperatura do corpo. Cuidado para não se influenciar pelo clima da balada e achar que pode tudo. Isso é muito arriscado.

Nome do livro:
"Sexo & Cia. As Dúvidas mais Comuns (e as mais estranhas) que Rolam na Adolescência"

Autor: Jairo Bouer Editora: Publifolha Páginas: 264 Quanto: R$ 27,90

Nenhum comentário: