quinta-feira, 29 de julho de 2010

INSS CUMPRE DECISÃO JUDICIAL E PAGA AUXÍLIO-DOENÇA PRORROGADO SEM PERÍCIA

Fonte: MPS - 21/07/2010 - Adaptado pelo Guia Trabalhista

Em cumprimento a decisão judicial, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou no dia 19/07/2010 o pagamento do auxílio-doença de segurados que fizeram o Pedido de Prorrogação, mas não conseguiram ter a perícia realizada antes da data fixada para a cessação do benefício.

Até então, se a perícia não fosse realizada até a data estipulada para a cessação, o pagamento não era garantido até a realização de novo exame. Caso a licença fosse prorrogada por existência de incapacidade laboral, o segurado recebia retroativamente à data da suspensão até a nova data fixada.

A partir de agora, quando for requerido o Pedido de Prorrogação, o pagamento será mantido até a realização da nova perícia. A mudança na regra se deu em cumprimento de decisão da 14ª Vara da Justiça Federal na Bahia e será mantida pelo INSS enquanto não houver nova sentença judicial.

A perícia médica é a avaliação obrigatória para a concessão dos benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença (previdenciário ou acidentário), auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez. O perito médico avalia cada caso individualmente, de acordo com a legislação. O objetivo é verificar se a enfermidade apresentada pelo trabalhador o impede de exercer sua atividade laboral.

Ao constatar a incapacidade para o trabalho, o perito médico fixa o tempo para a recuperação da capacidade laboral. Se o segurado considerar que ainda não se recuperou, nos 15 dias anteriores ao fim do período estipulado pela perícia, poderá solicitar a extensão do benefício.

Para tanto, deve ligar para a Central 135 e requerer um Pedido de Prorrogação. Imediatamente, será agendada nova perícia médica. Pela regra anterior, se a perícia não ocorresse até a data de cessação, o pagamento seria suspenso até a realização de novo exame. Se o segurado não puder comparecer ao exame na data fixada inicialmente, deverá procurar uma Agência da Previdência Social para reagendar a perícia. Nesse caso, o pagamento será interrompido.

Os segurados que fizeram o Pedido de Prorrogação, mas cujos benefícios foram cessados antes do dia 19 de julho por não ter sido realizada a perícia, terão o pagamento reativado, a contar de 19 de julho, até a realização do exame.
Já para os segurados cujos benefícios têm data de cessação a partir de 19 de julho, não haverá interrupção do pagamento antes da realização de nova perícia. Em ambos os casos, para que o pagamento continue, é necessário que, na perícia médica, seja constada a permanência da incapacidade para o trabalho.

VALOR DE DEPOSITO RECURSAL - 2010

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO - TST - ATO SEJUD GP N.º 334/2010

D.E.J.T.: 21/07/2010

O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

CONSIDERANDO o disposto no item VI da Instrução Normativa nº 3 desta Corte,

RESOLVE:

Editar os novos valores alusivos aos limites de depósito recursal de que trata o artigo 899 da Consolidação das Lei do Trabalho, reajustados pela variação acumulada do INPC do IBGE, no período de julho de 2009 a junho 2010, a saber:


R$ 5.889,50 (cinco mil, oitocentos e oitenta e nove reais e cinquenta centavos), no caso de interposição de Recurso Ordinário;

R$ 11.779,02 (onze mil, setecentos e setenta e nove reais e dois centavos), no caso de interposição de Recurso de Revista, Embargos e Recurso Extraordinário;

R$ 11.779,02 (onze mil, setecentos e setenta e nove reais e dois centavos), no caso de interposição de Recurso em Ação Rescisória.

Esses valores serão de observância obrigatória a partir de 1º de agosto de 2010.

Publique-se no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho e no Boletim Interno do Tribunal.

Ministro MILTON DE MOURA FRANÇA
Presidente do Tribunal Superior do Trabalho

terça-feira, 13 de julho de 2010

DICA DE VAGAS - TRABALHAR EM MANAUS

Boa tarde,

Estamos em busca de profissionais com o seguinte perfil:

Coordenador de RH
Experiência em empresas de médio porte do segmento de eletroeletrônicos;
nglês avançado
Experiência na área de R&S e T&D, comunicação interna, etc.


Gerente de Produção
Experiência com empresas do segmento de eletroeletrônicos;
Inglês fluente;
Experiência em SMT.


Interessados inviar cv para adias@corporativarh.com.br com o título da vaga.
Angélica Dias
Diretora Executiva /Coach Sistema Isor.
Corporativa RH
adias@corporativarh.com.br
Tel.: (92) 3877-3005 fax: 3877-3009 cel. 9982-5262

DICA DE VAGAS - TRABALHAR EM MANAUS

Boa tarde gostaria de verificar a possibilidade de divulgar as seguinte vagas:

Keila Crisóstomo
Analista de RH
Strategic Advanced Consultoria
Rua: Rio Purus, nº 500 – Vieiralves
Telefone: 3133-3350 / 3663-4701
Única consultoria da região norte no segmento em que atua certificada na ISO 9001 sob o nº FS-540823.

Coordenador Contábil/Fiscal
- Formação Superior Completo
 Experiência na área
- Conhecimento na legislação do PIM
- Desejável Inglês intermediário

Assistente Comercial
- Formação Superior
- Experiência com ordem de serviço e orçamento
 Conhecimento em Excel
- Disponibilidade de horário
- Desejável Inglês básico – intermediário

Coordenador de Logística Operacional
- Formação Superior Completo, desejável pós- graduação
- Experiência na área
- Conhecimento na legislação trabalhista e em Supply Chain
 Desejável inglês intermediário

Assistente de RH
- Ensino Superior Cursando ou completo em Administração ou Psicologia
- Conhecimento em R&S, Treinamentos, desenvolvimento palestras,
Enviar currículos no perfil para rh6@strategicadvanced.com.br.

Alimentador
* Ensino Médio Completo;
* Conhecimento em movimentação de materiais físico e sistema (SAP, SIX SIGMA...);
* Atividades: Receber, conferir, separar, montar e alimentar as linhas de produção;
* Cargos que podem ter ocupado em outras empresas: Almoxarife, alimentador, auxiliar de almoxarife.

Operador de Máquina SMD
* Ensino Médio Completo;
* Experiência em Operar Máquina SMD (CP’S / QP’S / MPM’S / FORNO’S);
* Atividades: Operar Máquinas SMD.

Técnico de Manutenção
* Ensino Técnico Completo em Informática Industrial, Eletrônica ou Telecomunicações (Pós Médio);
* Com Registro no CREA;
* Conhecimento em informática (manutenção e instalação);
* Atividades: Manutenção dos equipamentos que fazem a configuração dos produtos.

Técnico de Diagnóstico
* Ensino Técnico Completo em Eletrônica ou Telecomunicações;
* Com registro no CREA;
* Desejável conhecimento em SMD e diagnosticar problemas no produto;
* Recém formado no curso técnico;
* Com ou sem experiência;

Enviar Currículo para rh8@strategicadvanced.com.br especificando o nome da vaga no assunto .
Enviar somente currículos dentro do perfil.

VAGA: SUPERVISORA PEDAGÓGICA
- Formação Superior completa em Pedagogia.
 Experiência na área.
Conhecimento em rotina e atendimento escolar, profundos conhecimentos bíblicos,
- Memória associativa de nomes, fluência oral, boa redação,
Conhecimento de metodologia da escola, aptidões artísticas.

VAGA: ORIENTADORA PEDAGÓGICA/PSICOLÓGICA.
- Formação Superior completa em Pedagogia e/ou Psicologia.
- Experiência na área.
 Conhecimentos em rotinas escolar, conhecimentos bíblicos,
- Memória associativa de nomes, Fluência oral, Boa redação,
- Metodologia escolar, aptidões artísticas.
 Desejável pós-graduação em pedagogia ou psicopedagogia.

VAGA: PROFESSOR DE INFORMÁRICA/ SUPORTE DE INFORMÁTICA.
 Formação Superior completa em Informática.
 Experiência na área.
 Amplo conhecimento e desenvolvimento em adm. de redes;
 Habilidades para ministrar aulas de informática e domínio de sala de aula;
 Instalação e Manutenção de Programas.

VAGA: PROFESSOR TITULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL.
 Formação Superior completa em Pedagogia.
 Experiência na área.
 Desejável pós-graduação em Educação.
Conhecimento de princípios bíblicos, domínio da escrita e boa dicção.

VAGA: ASSISTENTE ADM./DIRETORIA.
- Formação Superior ou cursando Sec. Executivo ou Administração.
- Experiência na área.
- Boa Redação; Fluência Verbal,
- Conhecimentos em contas à pagar e recepção (atend.telef., agenda e telemarketing).

VAGA: SUPERVISOR FINANCEIRO.
- Formação Superior completa em Ciências Contábeis.
- Experiência na área.
- Conhecimento dos Procedimentos Oficiais de Legislação Tributária e boa Redação.

VAGA: PROFESSORES (MATEMÁTICA, GEOGRAFIA, PORTUGUÊS)
 Licenciatura completa na área.
 Vasta experiência na área.
Conhecimento de princípios bíblicos, domínio da escrita e boa dicção.

VAGA: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL. (MATERNAL E ALFABETIZAÇÃO)
 Formação Superior completa em Pedagogia.
 Experiência na área.
 Desejável pós-graduação em Educação.
 Conhecimento de princípios bíblicos, domínio da escrita e boa dicção.
 Metodologia BEKA

VAGAS: SUPERVISOR DE FERRAMENTARIA
 Formação em Técnico Mecânico (desejável Superior em Engenharia)
 Experiência no segmento de autopeças;
 Familiaridade em processos e métodos de fabricação (estamparia, soldas, montagem, pintura), em projetos de ferramentaria, dispositivos de solda ( mig, tig e robô) e dispositivos de produção geral.
Familiaridade com diversos tipos de ferramentas, cortes, dobras, repuxo e progressivas.
Conhecimento de materiais para construção de ferramentas e dispositivos;
 Conhecimento nas normas ISSO/TS16949;
Familiaridade em acompanhamento de prazos e noções de custos industriais.

VAGAS: SUPERVISOR DE CQ
Superior Engenharia mecânica e/ou similar.
 Experiência no segmento de autopeças no cargo de Supervisão de Qualidade.
 Familiaridade no atendimento as montadoras de automóveis, caminhões e motocicletas em atividades que envolve toda a rotina de assistência técnica.
 Conhecimento na aplicabilidade de normas técnicas NBR e de clientes (GM, FIAT, VW E HONDA).
 Domínio em ferramentas da qualidade ( FMEA, PPAP, CEP, MASP, DOE E MSA) e normas ISO/TS 16949 E ISO 14000.
 Domínio na operação de máquinas de medição com software 3D.

VAGA: SUPERVISOR DE MANUTENÇÃO
 Formação Superior em Engenharia Elétrica.
 Experiência em manutenção industrial.
Gestão de equipes de manutenção
Conhecimento em ferramentas de análise de problemas MASP, PDCA, FMEA.
 Inglês nível de conversação

VAGA: TÉCNICO ELÉTRICO
- Formação em Técnico Elétrico completo, com registro no CREA.
- Experiência na área;
Conhecimento Avançado de pacote Office e Excel;
 DISPONIBILIDADE PARA MORAR EM MAUÉS.

Enviar CV para rh10@strategicadvanced.com.br especificando o nome da vaga e pretensão salarial no assunto . Enviar somente cvs dentro do perfil.
Atenciosamente,
Keila Crisóstomo
Analista de RH
Strategic Advanced Consultoria
Rua: Rio Purus, nº 500 – Vieiralves
Telefone: 3133-3350 / 3663-4701

Única consultoria da região norte no segmento em que atua certificada na ISO 9001 sob o nº FS-540823.

DICA VAGAS - TRABALHAR EM MANAUS/AM

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DICA DE VAGAS - TRABALHAR EM MANAUS

DICAS DE VAGAS - REMETA SEU CV PARA:
Interessados enviar currículo com foto para o e-mail: selecao@portochibatao.com.br ou comparecer à Rua Zebu s/n – Colônia Oliveira Machado atrás 7º COMAR – Portaria 2 Horário: 8:00h às 12:00 e 14:00 á 17:00h



LÍDER DE PÁTIO

Ensino Médio ou cursando ensino Superior em Logística.

Conhecimento em movimentação e armazenagem de container;

Experiência comprovada em gestão de equipes na área de logística portuária;

DESPACHANTE DE VEÍCULOS
Ensino Médio Completo
Indispensável:
- Experiência comprovada na área de despacho de veículos;
- Conhecimento em:

* Atualizações de licença junto aos órgãos fiscalizadores ( DETRAN ,IMTU,DENATRAN);

* Laudos Periciais de acidentes de transito e acompanhamento de processos de sinistros em área portuária.

SUPERVISOR DE BALSA
Ensino médio completo;
Curso de Informática Básica;
Experiência mínima de 06 meses em CTPS;
Experiência em liderança de equipes operacionais na área de logística e em atividades relacionadas às operações do porto, vistoria e embarque.

MOTORISTA CARRETEIRO
Ensino Fundamental completo ou em andamento.
Curso de MOPP e Direção Defensiva
Habilitação: CAT E
Experiência comprovada de 6 meses na função.

VISTORIADOR DE CONTEINER OU BALSA
Ensino Médio completo;
Experiência mínima de 06 meses na função registrada em CTPS.

FIEL DE PÁTIO
Ensino Médio Completo;
Experiência mínima de 06 meses em atividades de liderança de armazém;
Curso de Informática Básica, 5’S, Liderança e Armazenagem e Movimentação de Materiais.

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Ensino Fundamental Incompleto.

LÍDER DE VISTORIA
Ensino Médio Completo;
Experiência mínima de 06 meses em vistoria e reparos de containeres;
Curso de Liderança.

AUXILIAR DE VISTORIA
Ensino Fundamental Completo;
Experiência mínima de 06 meses em vistoria e reparos de containeres;
Curso de Noções de Vistoria em Containeres.

AUXILIAR DE CONFERENTE
Ensino Médio Completo;
Experiência mínima de 06 meses na função;
Curso de Informática Básica (desejável).

LAVADOR DE VEÍCULOS
Ensino Fundamental Incompleto;
Experiência mínima de 06 meses em lavagem de automóveis.

OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA
Ensino Fundamental Incompleto;
Curso de Operador de Pá Carregadeira ou Curso de Operador de Máquinas Pesadas;
Curso de MOPP;
Experiência mínima de 06 meses em operação de Pá Carregadeira ou Máquinas Pesadas;
CNH Categoria “D”.

OPERADOR DE MÁQUINAS ESPECIALIZADAS
Ensino Fundamental Incompleto;
Experiência mínima de 06 meses de atuação na área;
Curso de Operador de empilhadeira;
Curso de MOPP;
Curso de Direção Defensiva;
CNH categoria “B”.

OPERADOR DE GUINDASTE
Ensino Médio Completo;
experiência comprovada em CTPS em operações de guindastes;
Curso de Operador de Guindaste;
CNH carteira D.

LÍDER DE TRANSPORTES
Ensino Médio Completo;
Curso de Informática Básica;
Curso de Gestão de Pessoas ou Liderança;
experiência mínima de 06 meses em gestão de equipes operacionais.

LANTERNEIRO
Ensino Fundamental Incompleto;
Experiência mínima de 06 meses em lanternagem de veículos;
Conhecimento em fibragem (indispensável).

SOLDADOR
Ensino Fundamental Incompleto;
Experiência de 06 meses em soldagem de peças e equipamentos em geral;
Curso de solda.

AUXILIAR MECÂNICO
Ensino Fundamental Incompleto;
Experiência mínima de 06 meses em manutenção de máquinas pesadas (guindastes);
Curso de Mecânica de motores a diesel.

MECÂNICO DE MOTORES MARÍTIMOS
Ensino Fundamental Completo;
Curso de Mecânico de Motores Marítimos;
Experiência mínima de 06 meses na função.

MECÂNICO DE MÁQUINAS PESADAS
Ensino médio completo;
Conhecimento em manutenção de máquinas pesadas;
Experiência na função registrada em CTPS.

MECÂNICO DE EMPILHADEIRA
Ensino fundamental completo;
Experiência mínima de 06 meses em manutenção de motores a diesel;
Curso de Mecânica de motores a diesel.

MECÂNICO III
Ensino médio completo;
Experiência mínima de 06 meses em manutenção de veículos;
Curso de Mecânica de motores a diesel.


Interessados enviar currículo com foto para o e-mail: selecao@portochibatao.com.br ou comparecer à Rua Zebu s/n – Colônia Oliveira Machado atrás 7º COMAR – Portaria 2 Horário: 8:00h às 12:00 e 14:00 á 17:00h

domingo, 4 de julho de 2010

MAPA DA VIOLENCIA NO BRASIL - 2010

Bom dia!

Uma dica para leitura e pesquisa sobre o Assunto: VIOLENCIA NO BRASIL - 2010 pesquisa elaborada pelo INSTITUTO SANGARI.  Recomendo a leitura da pesquisa pois serve para nos situarmos enquanto cidadões frente ao volume de violencia em nosso país.

Sobre o AUTOR da PESQUISA:

Julio Jacobo Waiselfisz é diretor de pesquisa do Instituto Sangari. É formado em sociologia pela Universidade de Buenos Aires e é mestre em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Na Unesco, foi coordenador regional em Pernambuco, coordenador de pesquisa e avaliação e coordenador do setor de desenvolvimento social. Foi consultor de organismos internacionais como PNUD, OEA, OEI e IICA. Exerceu atividades docentes em diversas universidades latino-americanas.

Implantou o sistema de avaliação no ensino público no Brasil (MEC/IICA/PNUD) e em Pernambuco (Unesco/Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Educação).

É autor de diversos livros, entre os quais a série “O Mapa da Violência”, “Mapa das Desigualdades Digitais”, “O Ensino das Ciências no Brasil e o PISA”; “Lápis, Borracha e Teclado: Tecnologia da Informação na Educação. Brasil e América Latina”; “Alfabetismos e Analfabetismos. Construção e Identidade: as Ideias da Unesco no Brasil”.

Aos colegas psicólogos mais uma fonte de referencia que permite agregar conhecimento aos trabalhos sociais e orientação aos nossos alunos.

Voce pode baixar toda a pesquisa gratuitamente apenas clicando no título acima ou no link a seguir:
http://www.institutosangari.org.br/mapadaviolencia/



Abaixo um breve resumo do conteudo:

O Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil é o décimo de uma série publicada desde 1998 e que se tornou referência internacional sobre o tema.


Gênero e Cor/Raça
Esta edição aprofunda a análise dos dados gerais e traz um recorte especial de gênero e cor/raça. As constatações das desigualdades são uma grande contribuição para o debate sobre as questões sociais brasileiras e oferecem uma luz para a elaboração de políticas públicas.

Jovens e Educação
Como sempre, este Mapa privilegia também a compilação e a análise de dados relativos aos jovens. Eles são uma força estratégica na construção de cada país, e a violência é um fator determinante das oportunidades reais que terão ao longo da vida.

A violência sobre os jovens tem relação direta com o seu acesso à escola e à qualidade do seu aprendizado. Eis porque o Instituto Sangari se empenha na pesquisa deste fenômeno, buscando elementos para novas estratégias na Educação.

A violência sobre os jovens tem relação direta com o seu acesso à escola e à qualidade do seu aprendizado. Eis porque o Instituto Sangari se empenha na pesquisa deste fenômeno, buscando elementos para novas estratégias na Educação.

Bom proveito!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Bom dia!

Amigos,

Mais um final de semana chegando...muito bom. Nossa Seleção Brasileira já estara em campo em instantes..vamos torcer para que dê tudo certo.

Aproveito pra replicar o link do TSJ do BRASIL: http://www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp

Espero que todos aproveitem para efetuar suas pesquisas.

domingo, 20 de junho de 2010

LEMBRE - FUI HACKEADO - NÃO CONSIGO ACESSAR MEU EMAIL E ORKUT

Amigos blogueiros,

Com tristeza informo que fui HACKEADO e por esse motivo não consigo mais acessar o meu e-mail que  era: FMENEZESSTER@GMAIL.COM e meu ORKUT FABRICIO MENEZES - PSICOLOGO E SUPERVISOR DE RH que tem a minha foto com minha filha.

Por esse motivo criei um novo ORKUT nos mesmos moldes  o qual no momento não está com a minha foto (vou providenciar outro)..neste estou solicitando que os amigos me adicionem novamente.ok?

O meu novo email: FABRICIO.MENEZES04@GMAIL.COM

DICAS: IBQP - PORTAL DE QUALIDADE E IBQV - PORTAL QUALIDADE DE VIDA


BOM DIA!

A todos desejo um bom final de semana.
Aproveito o momento para recomendar a leitura aos sites listados abaixo que tratam do tema QUALIDADE e PROCESSOS EDUCACIONAIS. Para tanto visite o link: http://www.ibqp.org.br/portal/home/index.php



e o de QUALIDADE DE VIDA no link: http://www.ibqv.com.br/php/index.php



E a outra dica é o site que trata da VIOLENCIA:

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MUDANÇA DE EMAIL - ACHO QUE FOI HACKER

Bom dia!

Amigos,

Não estou conseguindo mais acessar o meu email FEMENEZESSTER@GMAIL.COM acredito que houve algum problema de segurança.
Mantive contato com a equipe do GMAIL porém, não estão conseguindo concluir o processo por registros meus que acreditam estejam imcompletos. Assim para nao perder muito tempo replico o novo email abaixo ao solicitarem algum material ou esclarecimento de DUVIDAS por favor mandar email para:

EMAIL: fabricio.menezes04@gmail.com

terça-feira, 15 de junho de 2010

COMO ORGANIZAR UMA SIPAT

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, constituí-se como uma das principais atribuições da CIPA dentro da empresa.


Obrigatória pela alínea O, item 5.16 da NR-5, Portaria MTE/DSST n° 8/99, ela deve ser feita uma vez ao ano, devendo ser considerada como uma Campanha de Segurança e tendo por finalidade a divulgação dos conhecimentos de Segurança e Saúde no Trabalho.

A SIPAT, deve ter como objetivo o desenvolvimento e a conscientização da importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras.

Considerada por alguns como apenas um problema a mais para ser resolvido dentro das atividades de uma empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode vir a se transformar numa importante alavanca de integração, além de auxiliar na redução dos riscos no trabalho. Hoje em dia as empresas têm encontrado soluções criativas para suas SIPATs, motivando com isto seus funcionários e reduzindo acidentes de trabalho.

A legislação em vigor estabelece algumas regras, uma espécie de espinha dorsal da programação. Mas esta sistemática não pode ser utilizada como um roteiro definitivo de quem está organizando sua SIPAT, como em toda atividade, o estímulo à participação é fundamental. Portanto, ao contrário de se estipular uma programação de atividades padronizadas, o melhor caminho é estimular a criatividade de quem será atingido pelo programa. A partir de uma motivação, a comissão encarregada de elaborar as atividades da SIPAT deve tentar encontrar o melhor caminho para que o evento atinja seus objetivos.

A empresa deve estar preocupada em despertar a criatividade, demonstrar que está disposta a aceitar propostas diferentes; Aí entram os profissionais da área de segurança, que podem servir como intermediários entre o que propõem os membros da comissão organizadora e a empresa.

Esta intermediação é importante para que a motivação não esbarre numa posição contrária de quem decide, por exemplo, a liberação de recursos para determinada atividade. A disposição da empresa e os recursos destinados à SIPAT devem ser conhecidos antes de se motivar os membros da comissão que a organiza, isto evita frustrações posteriores

Para se organizar uma SIPAT, e fazer com que seus objetivos sejam cumpridos, devem ser obedecidos alguns itens, seguem abaixo:

Objetivos da SIPAT

Organização

Características

Resultados Esperados

Custos

Estes devem ser os primeiros itens a serem definidos no planejamento da SIPAT.

Uma reunião que envolva a Diretoria, o SESMT e a CIPA, normalmente deve ser realizada, com o objetivo de estabelecer parâmetros para estes cinco itens, pois, acima de tudo, a SIPAT deve servir para a integração de todos os setores da empresa, no objetivo único de promover a segurança.

Em nossa legislação, apenas encontramos a obrigatoriedade de se realizar anualmente a SIPAT, não tendo porém, temas e assuntos que devam obrigatoriamente ser abordados, como no caso do treinamento da CIPA, que dispõe alguns itens na NR-5, que deixam claros os assuntos obrigatórios.

Assuntos para ser abordados numa SIPAT:

AIDS-DST Importância da realização de exercícios físicos

Alcoolismo LER-DORT

Alimentação equilibrada Meio ambiente

Atividades em altura Motivação no trabalho

Combate a incêndio Palestras

Concurso de frases e gincana Prevenção

Conscientização de doação de sangue Prevenção de acidente

Doenças ocupacionais Primeiros socorros

Drogas Saúde bocal

Educação de transito Segurança no lar

Ergonomia - postura no posto de trabalho Estresse

Exames médico Tabagismo

Higiene pessoal Tirar segunda via de documentos

Importância da ginástica laboral Entre outros temas

Obs.: Temas sugeridos.

Objetivos da SIPAT

Este é o item que mais deve merecer atenção quando estamos fazendo o planejamento de uma SIPAT, pois é através dele que iremos montar a programação da mesma. Neste quesito, devemos ter em mente qual a FUNÇÃO de uma SIPAT, e não podemos fazer um erro de interpretação de seu objetivo, como ocorre em muitas empresas, que somente colocam uma faixa na frente de seu portão principal e tornam aquela semana o único momento de prevenção de acidentes.

Nesse contexto, devemos sugerir como objetivo da SIPAT a segurança dos colaboradores voltado para a realidade da empresa. Pois toda SIPAT deve abordar temas que se voltem para os problemas que tenham sido identificados e que ainda estejam pendentes dentro da mesma.

Exemplo: Tratando-se de uma empresa onde ocorram muitos problemas com alcoolismo entre os funcionários, nada melhor que adotarmos como objetivo na SIPAT tratar da conscientização quanto ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, incentivando a recuperação e procura de tratamento aos já considerados dependentes.

Sabemos o quanto nosso exemplo pode ser vago, mas queremos ressaltar o quanto é importante que se adote um objetivo para a SIPAT, pois dessa maneira, será possível que depois dela, seja avaliado se o objeto foi atingido e, dessa maneira, poderemos começar um ciclo de melhorias sucessivas no evento em cada uma de suas edições.

Organização/Cronogramas

Após ser definido o tema (Deve sempre esta diretamente ligado ao objetivo principal da SIPAT), devem, preferencialmente participar das reuniões: DIRETORIA + SESMT + CIPA, para definir quem serão os encarregados de organizar os eventos da semana, já montando um pequeno cronograma de atividades e seus respectivos responsáveis.

Dicas de como organizar: Toda empresa que possui uma CIPA registrada, deverá realizar anualmente a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A experiência tem nos mostrado que é mais interessante a realização das SIPATs no segundo semestre do ano, pelo fato de se possuir dados mais recentes e expressivos do comportamento da segurança e resultados mais atualizados para a apresentação durante a SIPAT, como por exemplo, as estatísticas de acidentes do ano da SIPAT com igual período do ano anterior.

Os dias e horários das reuniões devem ser fixos (toda 1ª segunda-feira de cada mês à 13h00, por exemplo)

Definir o tema para a SIPAT;

Definir os concursos a serem realizados;

Fazer um calendário para realização dos concursos;

Para que uma SIPAT tenha sucesso é imprescindível que ela também seja bem planejada. Vejamos alguns itens que não podem faltar na sua organização:

Definir uma equipe ou uma comissão para organizar os eventos da SIPAT

Exemplos:

Presidente da CIPA

Vice-presidente da CIPA (representante dos empregados)

Engenheiro de segurança

Técnico de segurança

Médico do trabalho

Gerente de Recursos Humanos

Assistente social

Obs.: Esta comissão deverá ser formada com 30 dias de antecedência da SIPAT, reunindo-se no mínimo três vezes para acompanhar as providências de sua realização.

Escolher um coordenador da equipe
Atribuir tarefas para toda a equipe
Estabelecer cronograma de reuniões durante todo o período da atual gestão
Envolver todos os departamentos na realização da SIPAT desde o início
Registrar em ATA todas as reuniões
Obs.: Sugiro que no mês que antecede à SIPAT, as reuniões sejam semanais); É importante nesta ocasião, estabelecer prazos para o cumprimento das tarefas e também deixar certo os encontros e reuniões que serão feitos antes da SIPAT para que se avalie o andamento de sua organização.

Faça a abertura com palavra do presidente da CIPA, palavra da Diretoria (lembre-se que é muito importante que alguém do alto escalão faça esse discurso na abertura e no encerramento), enfim, tudo que fizer parte da SIPAT tem que estar no cronograma.

Um cronograma bem feito previne qualquer tipo de falha que porventura possa acontecer. Por exemplo: você planejou 15 minutos para a palavra do diretor e ele acaba fazendo um discurso de meia hora. Isso obviamente empurra toda a programação quize minutos para frente. Então qual é a solução? Quando não se tem certeza da duração do acontecimento, acrescente um tempo a mais. É mais fácil consumir um tempo vago com um plano “B”até a próxima atração, do que arranjar tempo que não foi planejado.

Características
Para que a SIPAT possa ter sucesso, é necessário que a mesma crie uma discussão de assuntos que sejam importantes para a prevenção de acidentes e doenças na empresa. Temas específicos como proteção auditiva, respiratória, entre outros, podem ser resolvidos pelos fornecedores de EPI's, normalmente já preparados para esta tarefa e com interesse institucional em promover sua marca junto as empresas.

Para que uma SIPAT tenha efeito nos funcionários, devemos, na medida do possível, envolver todos os funcionários nas atividades como, peças de teatro e gincana apresentam bons resultados na fixação de conceitos ligados a qualidade de vida, auto-estima e outros.

Fora isso, o que mais conta nas SIPAT's é a criatividade dos organizadores em realizar eventos que misturem integração, diversão e estudo da Segurança do Trabalho.

Resultados Esperados
Os objetivos a serem atingidos com a SIPAT devem ser previstos de acordo com a realidade de cada empresa. Normalmente, quando lidamos com questões relativas a Segurança do Trabalho, os resultados não acontecem instantaneamente, o que faz com que se torne fundamental que os profissionais da área tenham um relatório muito bem estruturado, contendo todos os dados referentes a Segurança do Trabalho na empresa.

Esses dados, no futuro, poderão servir para justificar os investimentos na área prevencionista, servindo de parâmetros para a confecção de gráficos e tabelas que auxiliem os responsáveis no setor da segurança a verificar se o trabalho que está sendo realizado está no caminho certo.

Custos
Atualmente, os gastos de uma empresa são muito restritos e controlados, e isso normalmente tende a agravar-se quando tratamos de campanhas prevencionistas como é o caso das SIPAT'S.

Dessa maneira, é fundamental que, além de fazermos o máximo de economia possível, não deixemos que o excesso de redução de custos acabe implicando na diminuição da qualidade de nossa campanha.

Para que isso não ocorra, diversas artimanhas podem ser feitas, como tentar conseguir palestras gratuitas com fornecedores de EPI's, com agentes da ANVISA, ou mesmo com parceiras com as instituições públicas pertencentes na região.

Em breve estaremos publicado mais dicas...

FONTE: http://portaldotecnico.net/sipat/sipat.htm

domingo, 13 de junho de 2010

Sequestro e Psicologia ( Parte 1 de 2 )

Entrevista do Dr. Jacob Goldberg falando sobre os crimes passionais...

a inveja no trabalho

Esta reportagem/apresentação do MAX GEHRINGER é excellente e refere-se a INVEJA.

Tartaruga Touché" (1963)

Bom...é final de semana...replico um dos meus desenhos preferidos quando era criança...é sempre bom voltar à aqueles tempos...não é mesmo?

A ANSIEDADE E A DEPRESSAO NA EMPRESA

Autor: Paulo César T. Ribeiro (*)


A sua empresa é daquelas que, face à pressão por resultados imediatos, pouco tem focalizado a atenção ao fato de que as pessoas se sentem ansiosas, inseguras, desgastadas e perplexas em muitos momentos de suas vidas? Ou faz parte do rol de empresas que entende que, por serem constituídas de pessoas, podem se tornar (corporativamente) deprimidas, sofrerem de pânico, fobias e outros transtornos psicológicos?

Pois saiba que, desde a década de 80, quando as pessoas começaram a tomar consciência de que as suas escalas de prioridades apresentavam distorções, a auto-estima, a autoconfiança, o culto ao corpo, a felicidade e a plenitude assumiram posições de maior importância, inclusive nas empresas, as quais, tornando-se conscientes que não há linhas divisórias entre o ser humano e o profissional, estão abrindo espaço para o "humano" dos seus colaboradores. Afinal, qualidade de vida e felicidade são tão importantes quanto tecnologia e métodos de auditoria, quando se pensa em resultados e produtividade.

Um dos disparadores desta conscientização foi o reconhecimento de que a ansiedade e o estresse não são patrimônios exclusivos de executivos atarefados e de que a competitividade acabou substituindo a colaboração, o que é um paradoxo se levarmos em conta que vivemos na época do trabalho em equipe; isso e muitas outras variáveis aumentam o grau de ansiedade (temor indefinido experimentado como expectativa do pior) dos profissionais nas empresas como também as frustrações.

Para as empresas, que tanto sonham com profissionais comprometidos e engajados com seus resultados, ter um ambiente hostil é o mesmo que "dar um tiro no pé", pois a ansiedade gerada é apenas o ponto de partida a um atalho que conduz ao tédio. A ansiedade e/ou os ataques de pânico, conduzem a certo cansaço psicológico que plana sobre um sentimento de vazio e neutralidade perante tudo quanto rodeia o indivíduo.

O quadro pode agravar-se para a depressão, o Mal do Século e, em breve, a segunda doença em número de ocorrências em todo o mundo. É uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em consequência, o pensamento. Como altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida, pode-se dizer que altera, da mesma forma, a empresa onde trabalha. Ela traz muitas outras manifestações comportamentais que podem prejudicar o esforço pelos resultados empresariais, tais como "fracassomania", inveja, oposição neurótica, estresse, paranóia, hostilidade, intolerância às críticas, necessidade de poder, inimizades etc. Há, ainda, os "fantasmas" do corpo que tanto influenciam a auto-estima e a vaidade humana.

Não se pretende tomar por depressão qualquer sintoma consequente de dificuldades e frustrações do dia a dia, aos aborrecimentos a que todos estamos sujeitos ou às reações às queixas dos chefes sobre as performances dos funcionários. É uma doença afetiva (ou do humor), e não é, simplesmente, estar com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza ou de falta de pensamentos positivos, mas as consequências podem ser muito negativas para as empresas, como alguns exemplos abaixo:

- A auto-imagem e a auto-estima destas pessoas costumam estarem francamente deterioradas a ponto de não se verem capazes de realizar suas tarefas ou novos desafios.

- O paciente depressivo tende a se isolar afetando a comunicação interna e a qualidade do trabalho em equipe.

- A depressão pode evoluir para a síndrome de pânico ou outras fobias paralisando o funcionário nas situações de maior pressão.

- O funcionário poderá apresentar transtorno somatomorfo, isto é, uma resposta emocional a uma vivência traumática que se caracteriza por um salto do psíquico para o orgânico, com predominância de queixas relacionadas aos órgãos e sistemas como, por exemplo, queixas cardiovasculares, digestivas, respiratórias, genito-urinárias etc. Ou seja, manifestará no corpo, em forma de doenças, a ansiedade e/ou a depressão (ou outros transtornos psi's), podendo ser frequentemente afastado de suas atividades.

- A ansiedade é um quadro que poderá evoluir para o consumo excessivo de álcool e/ou drogas.

- Muitas vezes somam-se os sintomas de persecutoriedade, ou seja, de ser perseguido e isso pode alterar negativamente o clima entre os funcionários e gerar sérios conflitos individuais ou grupais.

Enfim, não apenas importante, é imprescindível que a empresa cuide da saúde psicológica de suas equipes de trabalho. Sentimentos como raiva, tristeza ou frustração, quando ignorados, podem drenar a vitalidade dos profissionais e minar a competitividade da empresa, logo, administrá-los é crítico para as empresas. Segundo Peter Frost, psicólogo sul-africano radicado nos EUA, "o sofrimento é um subproduto inevitável da rotina dos negócios. Administrar mudanças, liderar projetos, criar produtos ou buscar resultados sempre levará os profissionais a algum nível de sofrimento. O problema existe quando as organizações não dão importância a essa questão e não criam formas de filtrar o sofrimento".

Portanto, em empresas problemáticas, eles se transformam num veneno que mina a auto-estima e afeta a confiança dos funcionários - neles próprios e na empresa, tendo como conseqüências, a perda de produtividade à debandada de talentos.

Psicólogo, consultor de empresas e palestrante. Profissional especializado em Psicologia Organizacional e em Técnicas de Condução de Grupos, com mais de 20 anos de atuação voltada ao desenvolvimento de empresas através da qualificação de profissionais e sua adequação à ambientes empresariais, ao desenvolvimento humano e à melhoria das relações interpessoais e profissionais. É conceituado entre os melhores apresentadores por sua reconhecida experiência em treinamentos voltados ao comportamento gerencial, desenvolvimento de líderes e de equipes, relações humanas e comunicação no trabalho e outros temas. Possui vivência em programas de Qualidade, com preparação na Holanda, bem como em mudanças organizacionais, pesquisas e melhorias do clima organizacional. "Expert" em "coaching" e "headhunting", foi docente de cursos de extensão universitária. É diretor da CONSENSOrh Rec. Humanos & Tecnologia. + textos de Paulo César T. Ribeiro

O QUE NAO FAZER NUMA PESQUISA DE CLIMA

Ola amigos,

Uma de nossas leitoras recomendou este artigo que achei muito interessante. Para acessar o conteudo original basta clicar no título. Espero que o apreciem.

Um aração

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Autora do Artigo:  Patrícia Bispo (*)

A pesquisa de clima organizacional é sem dúvida alguma uma importante aliada dos profissionais de Recursos Humanos e das empresas que querem, de fato, adotar uma Gestão de Pessoas que ofereça resultados significativos para tornar, cada vez mais, os talentos internos em diferenciais estratégicos para o negócio. No entanto, infelizmente, ainda há empresa que não entendem o potencial da PCO e o que uso inadequado desse recurso pode ocasionar à vida da própria organização. Abaixo, listo alguns procedimentos que nunca devem permear o processo de pesquisa de clima.

1 - Falta de comprometimento da alta direção com o processo - Se os dirigentes não se envolvem em qualquer processo, as chances dos demais profissionais comprometerem-se com o mesmo são quase nulas. Um pronunciamento formal dos dirigentes para todos os níveis hierárquicos estimula a confiabilidade de qualquer processo diante dos demais profissionais que atuam na companhia.

2 - Apenas para mostrar serviço - Aplicar uma pesquisa de clima organizacional, apenas porque a concorrência adota essa ferramenta e considerá-la apenas um plus que gera status à área de Recursos Humanos.

3 - Trabalho engavetado - Existem inúmeros casos de pesquisas de clima que são engavetadas, após terem seus resultados compilados. Quando isso ocorre, o sentimento dos profissionais é que ao pararem para responder aos questionários da pesquisa, só perderam seu tempo. O descrédito tomará conta da primeira e das edições futuras, mesmo que os condutores do processo sejam substituídos.

4 - Tudo pode ser feito rapidamente - Quando a organização não possui profissionais experientes para conduzir o processo. Não se aventure pela empolgação. É fundamental que o processo tenha respaldo de pessoais que deem suporte ao processo ou ele fatalmente será perda de tempo e de investimentos. Por isso, um conselho: procure casos de empresas que aplicaram a PCO e obtiveram bons resultados, como também aquelas que não acertaram na experiência. Isso fará com que você não cometa os mesmos erros em sua organização.

5 - Economizar é sempre vantagem - Já diz um velho ditado popular "miséria pouca é bobagem". Se por acaso, a equipe interna não está preparada para aplicar uma pesquisa de clima que trará resultados satisfatórios para os processos de gestão, contratar uma consultoria especializada não tira o mérito da competência dos talentos internos. Pelo contrário, pois quem tem maturidade para assumir que não tem condições de conduzir um processo sozinho, mostra responsabilidade e comprometimento com a empresa.

6 - Os gestores não são importantes - Adotar a pesquisa de clima organizacional sem preparar os gestores para entenderem todas as fases do processo. Os líderes que não compreendem como funciona a pesquisa de clima e seus objetivos se sentirão perdidos e só contribuirão para que tudo vá "buraco abaixo".

7 - Eles não precisam de explicação alguma - Deixar os colaboradores alheios aos objetivos do processo e da própria empresa diante da adoção da pesquisa de clima organizacional. As pessoas possuem uma tendência natural em resistirem às mudanças, quando mais quando essas chegam e são "jogadas" em cima delas sem qualquer explicação.

8 - Inseguranças quanto ao sigilo - Muitos processos de PCO não dão resultados positivos, porque ao responderem os questionários, os profissionais sentem receio de se tornarem alvo de algum tipo de retaliação, sejam pelos gestores ou mesmo os seus pares. Assegurar o sigilo das respostas torna a imparcialidade de quem aplica a ferramenta.

9 - Comunicação interna é perda de tempo - Não utilizar recursos Não utilizar os canais de comunicação interna no processo de divulgação da realização da pesquisa de clima organizacional. Reuniões que fortalecem a comunicação face a face, e-mails institucionais, murais, informativos periódicos são ótimos aliados que contribuem para o sucesso de qualquer iniciativa que traga inovação ao dia a dia dos colaboradores.

10 - Depois de tudo, o silêncio - Finalizado o processo, o silêncio toma conta da empresa. Comete grave erro quem age dessa forma, uma vez que dará margens aos boatos internos. Que valor terá uma pesquisa de clima organizacional, se os funcionários não souberem os benefícios que essa ferramenta gerará a vida deles? Ao finalizar o processo, depois de analisados todos os resultados, os dirigentes devem apresentar formalmente os resultados e o que será feito a partir deles. Se, por exemplo, foi identificado que as instalações dos sanitários e do refeitório comprometem à saúde dos profissionais, deve-se divulgar o cronograma de reforma dessas instalações. Isso dará credibilidade ao processo e os funcionários se sentirão valorizados e saberão que suas opiniões são valiosas para a melhoria da qualidade de vida.

(*) - Formada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco/Unicap. Atuou durante dez anos em Assessoria Política, especificamente na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. Atualmente, trabalha na Atodigital.com, sendo jornalista responsável pelos sites: www.rh.com.br, www.portodegalinhas.com.br e www.guiatamandare.com.br. + textos de Patrícia Bispo

CORRUPTOS PODEM TER FALHA NO CÉREBRO

Bom dia!

Retorno ao convivio dos amigos internautas e blogueiros. Grata satisfação ao ler agora pela manhã publicado no jornal local (Manaus-Am) matéria que fala que os corruptos podem ter falhas no cérebro.

Recomendo aos colegas da área de psicologia e RH que procurem pesquisar um pouco mais sobre este tema. Afirma a reportagem, que segundo o médico ANTOINE BECHARA, neurologista da Universidade de IOWA que há uma falha na região cerebral do córtex pré-frontal que explica ao menos e em parte o fenômeno da corrupção, pois, estas características são correlatas aos encontrados nos cérebros dos assassinos psicopatas.

Neurologista realizou exames e os analisou (ressonancia magnética funcional) e afirma:  " Os corruptos são pessoas sedutoras, que podem ter muito sucesso na vida, mas que não distinguem valores morais". Ressalta ainda que a lesão pode ter causa genética ou ser resultado de traumas durante a infancia e a adolescencia. "Abandono na infância, estresse grave, muita coisa pode reconfigurar o córtex pré-frontal. Essa região do cérebro só amadurece completamente aos 22 anos".

Outra observação registrada por este profissional é que " até 4% da população tem esse tipo de lesão". Para essas pessoas, receber punições não tem efeito algum. "Quem tem lesão não aprende o que é errado", afirma.

Portanto, mãos a obra para pesquisar e contribuir com mais informações. Os amigos da net que já tiverem algum tipo artigo relacionados a estas questões e/ou referentes ao tema psicopatia e que me permita publicar fico no aguardo, ok?

Desde já fico agradecido a todos. 

terça-feira, 8 de junho de 2010

Psicopata Sem Censura - Ana Beatriz Silva - Pt.1/2

Entrevista com ANA BEATRIZ - PSIQUIATRA conversando sobre o tema: PSICOPATIA.

Espero que todos apreciem as informações prestadas durante a entrevista sobre o tema psicopatia.