quarta-feira, 28 de abril de 2010

CLIMA ORGANIZACIONAL - BREVE INTRODUÇÃO

1 História - Clima Organizacional


O estudo sobre Clima Organizacional começou a partir do pensamento de autores sobre o comportamento e satisfação do trabalhador. Segundo Rizzatti (2002), os estudos iniciais sobre clima organizacional surgiram nos Estados Unidos, no início dos anos 1960, com os trabalhos de Forehand e Gilmer sobre comportamento organizacional, dentro de um grande movimento da Administração chamado de Comportamentalismo. Este movimento buscou formas de combinar a humanização do trabalho com as melhorias na produção, buscando, principalmente na Psicologia, as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo. Os trabalhos de Forehand e Gilmer levantaram alguns conceitos e indicadores iniciais do clima organizacional a partir de estudos sobre comportamento individual realizados na Psicologia.

Posteriormente, Litwin e Stringer (1968) aproveitaram esses estudos e realizaram experiências em três diferentes organizações americanas. Os resultados demonstraram que cada uma das organizações apresentou três situações bem distintas em termos de satisfação e desempenho no trabalho. Esses resultados ajudaram a difundir os estudos sobre clima organizacional nas empresas, auxiliando outros estudos do movimento Comportamentalista

Frederick W. Taylor anunciou, no começo do século XX, que o papel do gerente é estudar o caráter, a natureza e o desempenho de cada trabalhador com o objetivo de descobrir suas limitações, e as possibilidades de desenvolvimento através do treinamento. Chester Barnard (1938), assim como Taylor, contribuiu enfatizando a importância em se obter lealdade, confiança responsabilidade, entusiasmo, esforços e resultados dos empregados. Para ele, as características principais do executivo deveriam ser: promover um sistema de comunicação, promover e assegurar os esforços essenciais, formular e definir propósitos.

No Brasil, os primeiros estudiosos que se dedicaram ao tema clima organizacional foram Saldanha (1974) , Souza (1977) e (RIZZATTI 1995).

Saldanha enfocou o assunto tratando-o por atmosfera organizacional. Seu artigo alertou sobre a importância do bem-estar psíquico dos indivíduos dentro das organizações e do papel da psicologia organizacional nesse processo. Ressaltou ainda a importância do “desenvolvimento de estratégias que possibilitem uma sadia atmosfera organizacional” para as instituições que tenham como objetivo promover o seu desenvolvimento organizacional.

Conteudo elaborado pela Psicóloga Janaina Vicente

CRP: 12/08859

Um comentário:

Caipirinha e Vinho disse...

Olá Fabrício, você viu a o artigo que saiu no site RH.com.br? "O que não fazer em uma pesquisa de clima?"
Achei interessante e passei aqui para te avisar. Link:http://www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Dicas/6566/o-que-nao-fazer-numa-pesquisa-de-clima.html
Abraço
Janaina Vicente