sexta-feira, 3 de abril de 2009

DNA DA MALDADE

o DNA da maldade existe?
Materia publicada pela REVISTA VEJA trata da questão da maldade humana. Interessante para refletir e pesquisar. Espero que todos apreciem a abordagem cujo tema está muito em foco nos dias de hoje.
Este é o link da Revista Veja para ler a materia: http://veja.abril.com.br/090408/p_088.shtml

Leia a introdução da materia: Autor Jeronimo Teixeira
"A morte de uma menina de 5 anos aparentemente jogada da janela do 6º andar já seria por si só brutal – mas o caso é tanto mais chocante porque o pai da garotinha aparece como suspeito do crime (veja a reportagem).
Os brasileiros que se comoveram com o assassinato de Isabella Oliveira Nardoni acabavam de ser expostos a outra crônica de horrores: a empresária Sílvia Calabresi Lima, de Goiânia, torturava cotidianamente uma menina de 12 anos em sua área de serviço. Ao lado desses casos tenebrosos, outras barbaridades despontam no noticiário: a garota que pulou da janela do 4º andar para fugir do pai agressor, as crianças que ganharam bolo envenenado da vizinha, o bebê jogado no lago. Essa sucessão de fatos macabros traz a incômoda lembrança de uma constante da história humana: a maldade.
O mal está presente em toda parte. Na grande arena da política internacional pode-se divisá-lo no genocídio de Darfur, na repressão política em Cuba e no Tibete, no terrorismo da Al Qaeda e das Farc, na leniência do governo americano com práticas de tortura. Esse tipo de mal é mais assimilável, pois se esconde atrás de razões de estado e de pretensas causas nobres.
Mas como metabolizar na alma o mal doméstico, que vem nu, sem disfarces, sem o véu de sofismas que poderiam desculpá-lo e torná-lo suportável pela racionalização de sua origem?
Como entender que o sorriso lindo e angelical de Isabella possa ter sido substituído pela máscara da morte no frescor de seus 5 anos de vida? Esse tipo de mal não cabe sequer na aceitação de que coisas ruins podem acontecer a pessoas boas. Esse tipo de mal parece ser uma zona de sombra que aprisiona a alma humana. Esse tipo de mal simplesmente existe. Isso é o que o torna mais assustador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu queria saber Fabrício por que é tão difícil entender o mal, ou reconhecer a maldade nas pessoas. Venho de uma familia extremamente perversa e narcisica, e ate hoje eu não consigo entender, os valores deturpados, a ganância, suas maldades.
E como eu nasci nessa familia? Como eu posso ser diferente? Por que é tão difícil entender o mal?