sábado, 14 de março de 2009

QUALIDADES HUMANAS


Esse tema foi apresentado por nossa amiga psicóloga Sra. Herika e trata das Qualidades Humanas essenciais no trato da convivencia profissional.
É bem verdade que no dia a dia na organização, nós colaboradores, temos as nossas variações de humor que são decorrentes às vezes de excesso de cobrança dos gestores, problemas familiares que nos acompanham no ambiente organizacional, ou seja, direta ou indiretamente, essas alternancias favorecem a que alguns arranhões acontecam entre as pessoas daquele determinado setor de trabalho e conduta essa que refletem-se na execução da tarefa que está sob nossa responsabilidade.
Outro dia numa roda de conversa foi relatado o seguinte: " o que mais dói é saber que há um profissional incompetente e você ter que "engulir" o cidadão"...isso dá um stress medonho".
Considerando que o tempo passa o tempo voa já dizia aquela propaganda daquele certo banco que faliu...o importante, ainda que dificil, é procurar ter a habilidade para superar essas divergencias e procurar ter uma percepção do outro mais adequada.
Já afirmava JESUS "os meus discipulos serão reconhecidos por muito se amarem", trazendo esse pensamento para o nosso dia a dia da organização, significa dizer que para o exercicio da convivência há ter que sentimento, respeito por quem está ao seu lado, seja ele do mesmo nível hierarquico ou superior. O respeito ao ser humano, portante, é essencial.
Peque no roteiro para melhorar a convivencia no ambiente organizacional e pessoal:
1 - Ser cordial;
2 - Ser Humilde;
3 - Ter paciencia;
4 - Evitar comentários mesquinhos;
5 - Valorizar suas qualidades;
6 - Ser responsável;
7 - Ser pontual;
8 - Compartilhar experiências;
9 - Ser zeloso;
10 - Ser forte.
Recomendo um breve artigo publicado pela CATHO - No Trabalho no link:

Grande abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Tenho uma duvida ! Eu sou uma pessoa que só digo aquilo que penso e sinto, que qualidade é essa ??

FabricioMenezes disse...

Bom dia!

Voce é autentica. Porém, todo autentico deve ter cuidado quando ao emitir a sua opinião nao venha a ofender, machucar o outro. Nas relacoes sociais é preciso sempre ter habilidade e espirito de negociação.