sexta-feira, 29 de agosto de 2008

LEMBRETE: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Bom dia!

Ferramentas que auxiliam no processo de identificação de satisfação do colaborador com a Empresa deve sempre permear as atividades que estão sob a responsabilidade dos Gestor de RH e por não dizer de todos os gestores da organização.
Dentre estas a Pesquisa de Clima Organizacional é uma excelente ferramenta. Esta pesquisa é muito importante para a empresa, pois a opinião do colaborador é muito valiosa para que seja verificado/medido a qualidade no ambiente de trabalho e a satisfação dele com o todo da empresa.
É essencial nesse processo que haja a mais sincera transparência ao responder esse questionário, pois, a participação do colaborador é muito valiosa.
Do resultado obtido é aplicar um PLANO DE AÇÃO para que nas proximas ações/aplicações da Pesquisa tenham sido superados todos os imprevistos que geram as insatisfações.

FabricioMenezes
Psicólogo e Supervisor RH

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Felicidade diminui risco de câncer de mama, diz estudo

Capital humano
25/08/2008
Felicidade diminui risco de câncer de mama, diz estudo

Uma pesquisa realizada por especialistas israelenses sugere que se sentir feliz e ter uma atitude positiva diante da vida pode ser uma arma eficaz na prevenção contra o câncer de mama.
A equipe, da Universidade de Ben-Gurion, afirma que mulheres que se dizem felizes têm menos chances de desenvolver a doença, enquanto as que viveram eventos traumáticos estão mais vulneráveis a desenvolver o tumor.
Os especialistas entrevistaram mais de 250 mulheres com idades entre 25 e 45 anos, diagnosticadas com câncer de mama.
As pacientes responderam a perguntas sobre sua atitude em relação à vida e se tinham passado por episódios tristes, como a morte de um membro da família ou outro acontecimento traumático.
Os resultados foram comparados com as de um outro grupo de voluntárias saudáveis. Os cientistas observaram que as mulheres que se declararam mais otimistas tinham 25% menos chances de apresentar câncer de mama.
"Descobrirmos que o sentimento de felicidade e otimismo tem um efeito de proteção", disseram os pesquisadores.
Ainda segundo eles, um único evento traumático não influencia no desenvolvimento da doença, mais duas ou mais crises pessoais aumentam os riscos da doença em dois terços.
Os cientistas esclareceram que o fato de as entrevistas terem ocorrido pouco depois do diagnóstico pode ter levado as pacientes a darem respostas "mais nostálgicas e negativas sobre o seu passado".
Mas insistiram que vivenciar mais de um evento traumático é um fator de risco para o câncer de mama.Os especialistas disseram, entretanto, que a ligação entre o estado mental e os sistemas imunológico e hormonal ainda não é clara e que outros estudos são necessários.
Pesquisas anteriores sugeriram que o estresse pode aumentar os níveis de estrogênio em mulheres, um hormônio que pode desencadear e alimentar o câncer.
Folha Online

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

DICA LEITURA RÁPIDA - FINAL DE SEMANA

Bom dia!
Quero recomendar para este final de semana a leitura do livro de autoria de VALERIA DOS REIS - A ENTREVISTA DE SELEÇÃO com FOCO em COMPETENCIAS COMPORTAMENTAIS. Leitura amena, objetiva e muito clara para que deseja obter informações rápidas sobre este assunto.
A publicação é da ABRH - NACIONAL e impresso pela Editora QUALITYMARK

Fabricio Menezes
Psicólogo e Supervisor de RH

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Plenário aprova licença-maternidade de seis meses

Consolidada - 13/08/2008 22h35
Plenário aprova licença-maternidade de seis meses
Laycer Tomaz
Rita Camata: projeto é a maior conquista das famílias nos últimos 20 anos.
O Plenário aprovou nesta quarta-feira a possibilidade de ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias, por meio da concessão de incentivo fiscal ao empregador que aderir ao Programa Empresa Cidadã. O Projeto de Lei 2513/07, do Senado, vai à sanção presidencial.A adesão ao programa, criado pelo projeto, terá caráter facultativo e permitirá ao empresário descontar integralmente do Imposto de Renda devido o valor dos salários pagos durante os dois meses adicionais da licença. "Todos os anos haverá uma projeção de quanto a União deixará de arrecadar com a medida", informou a relatora do projeto na Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Rita Camata (PMDB-ES).

Ela lembrou que 80 municípios e oito estados têm legislações próprias que já ampliam em 60 dias a licença para suas servidoras. Segundo ela, a proposta é a maior conquista das famílias desde a Constituinte, quando a licença foi ampliada de 90 para 120 dias, após muita discussão.A nova regra valerá para as pessoas jurídicas enquadradas no regime do lucro presumido e para as optantes pelo Simples.

Mães adotivas

Para ter direito ao benefício, a empregada deverá requerer a prorrogação da licença até o final do primeiro mês após o parto ou adoção, já que o projeto também inclui as mães adotivas.Durante a prorrogação, a empregada terá direito a remuneração integral, mas não poderá exercer qualquer atividade paga e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar. Se descumprir essa regra, ela perderá o direito à prorrogação.A proposta também autoriza a administração pública a instituir programa que garanta essa prorrogação.
Reportagem - Eduardo PiovesanEdição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')Agência CâmaraTel. (61) 3216.1851/3216.1852Fax. (61) 3216.1856E-mail:agencia@camara.gov.br

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

ELOGIO PARA EQUIPE DE TRABALHO


Boa Tarde!
Eu estou trabalhando em uma Organização que está procurando ajustar os seus processos internos, e com isto, obter uma resposta mais satisfatória de seus processos e ainda melhorando sistematicamente as suas relações com seus profissionais.
Para tanto está em curso ações para o seu Planejamento Estratégico para os próximos anos, e atrelado a estas questões as implementações junto aos setores da empresa. No tocante ao nosso processo já estamos com um PLANO DE AÇÃO de RH que tem por objetivo levar a efeito os ajustes necessários de nossas ações nas áreas de: DP, R&S, as relações inter- setores, e gestores responsáveis pelas equipes. Ainda vale lembrar que estas ações também referem-se aos aspectos dos Processos Trabalhistas, as atenções ao SESMET... enfim, na definição das Políticas de RH para a empresa. Já estamos começando a trabalhar os documentos referentes a estas ações, inclusive, já definindo em linhas os aspectos na área da ÉTICA profissional.
Tenho apreendido muito com esta equipe, que na minha avaliação é muito boa, e aqui quero registrar nesse BLOG os meus elogios, e dar os meus parabéns a todos, pois, todos tem procurado atender a todas as demandas de serviço que são gerados internamente e externamente. Dificuldades há, porém, não nos deixam entristecidos.
Temos procurado adotar de modo sistemático uma reunião de avaliação, no mínimo, uma vez por mês, para analisarmos todos os nossos processos, estreitarmos os nossos laços profissionais considerando sem esqueçer a estrutura que temos no RH. Tem-se obtidos bons retornos com as observações, críticas e sugestões que todos apresentam.
Assim, quero deixar registrado os meus parabéns a todos os que nesse momento estão me ajudando.
Parabéns portanto para:
1 - CLEIDE - A PODEROSA DO RH
2 - ANDERSON LUIZ e DAVI – TEC SEG TRABALHO
3 – MONICA GALVAO e ROSEANNE – RH/
4 – VIVIANE DANTAS – RH/DEMISSÃO
5 – THIAGO RUAN – RH/JUSTICA DO TRABALHO
6 - THIAGO COELHO - RH
7 – NASTASHA KRISTHIANA – RH
8 - LIDIANE PEVAS - R&S
9 - HERIKA - LUCIANA - LILIANA - R&S
10 - SOCORRO - Cadastro RH
FabricioMenezes
Psicólogo e Supervisor RH