domingo, 4 de julho de 2010

MAPA DA VIOLENCIA NO BRASIL - 2010

Bom dia!

Uma dica para leitura e pesquisa sobre o Assunto: VIOLENCIA NO BRASIL - 2010 pesquisa elaborada pelo INSTITUTO SANGARI.  Recomendo a leitura da pesquisa pois serve para nos situarmos enquanto cidadões frente ao volume de violencia em nosso país.

Sobre o AUTOR da PESQUISA:

Julio Jacobo Waiselfisz é diretor de pesquisa do Instituto Sangari. É formado em sociologia pela Universidade de Buenos Aires e é mestre em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Na Unesco, foi coordenador regional em Pernambuco, coordenador de pesquisa e avaliação e coordenador do setor de desenvolvimento social. Foi consultor de organismos internacionais como PNUD, OEA, OEI e IICA. Exerceu atividades docentes em diversas universidades latino-americanas.

Implantou o sistema de avaliação no ensino público no Brasil (MEC/IICA/PNUD) e em Pernambuco (Unesco/Governo do Estado de Pernambuco/Secretaria de Educação).

É autor de diversos livros, entre os quais a série “O Mapa da Violência”, “Mapa das Desigualdades Digitais”, “O Ensino das Ciências no Brasil e o PISA”; “Lápis, Borracha e Teclado: Tecnologia da Informação na Educação. Brasil e América Latina”; “Alfabetismos e Analfabetismos. Construção e Identidade: as Ideias da Unesco no Brasil”.

Aos colegas psicólogos mais uma fonte de referencia que permite agregar conhecimento aos trabalhos sociais e orientação aos nossos alunos.

Voce pode baixar toda a pesquisa gratuitamente apenas clicando no título acima ou no link a seguir:
http://www.institutosangari.org.br/mapadaviolencia/



Abaixo um breve resumo do conteudo:

O Mapa da Violência 2010 - Anatomia dos Homicídios no Brasil é o décimo de uma série publicada desde 1998 e que se tornou referência internacional sobre o tema.


Gênero e Cor/Raça
Esta edição aprofunda a análise dos dados gerais e traz um recorte especial de gênero e cor/raça. As constatações das desigualdades são uma grande contribuição para o debate sobre as questões sociais brasileiras e oferecem uma luz para a elaboração de políticas públicas.

Jovens e Educação
Como sempre, este Mapa privilegia também a compilação e a análise de dados relativos aos jovens. Eles são uma força estratégica na construção de cada país, e a violência é um fator determinante das oportunidades reais que terão ao longo da vida.

A violência sobre os jovens tem relação direta com o seu acesso à escola e à qualidade do seu aprendizado. Eis porque o Instituto Sangari se empenha na pesquisa deste fenômeno, buscando elementos para novas estratégias na Educação.

A violência sobre os jovens tem relação direta com o seu acesso à escola e à qualidade do seu aprendizado. Eis porque o Instituto Sangari se empenha na pesquisa deste fenômeno, buscando elementos para novas estratégias na Educação.

Bom proveito!

Nenhum comentário: