Amigos,
Eu estou preparando um material sobre as relações sociais(interpessoais) e encontrei um material que quero compartilhar com vocês. É a questão da confiança que desenvolvemos nos processos sociais de grupos aos quais estamos relacionados direta ou indiretamente. Considerando que este processo para muitos de nós é meio que complicado nem sempre é fácil estabelecermos essa confiança plenamente. Além do mais nos dias de hoje todos permanecemos no estado de DESCONFIANÇA total. Se alguém se aproxima de nós já ficamos meio ressabiados, e por aí vai.
Então, coletando material para este tema encontrei uma Pesquisa de 2005 que achei muito interessante e que foi apresentado por SUZANA HERCULANO-HOUZEL intitulado UM CHEIRINHO DE CONFIANÇA.
Neste artigo ela informa que atualmente o papa desse assunto é o senhor PAUL ZAK, do Centro de Estudos Neuroeconomicos da Universidade Claremont, na Califórnia que em parceria com um amigo chamado Stephen Knack criou um modelo matemático que predizia o nível médio de confiança da populaçao de 43 paises. E dai por diante eles vão efetivar uma pesquisa com 194 jovens universitários. Em resumo: foi identificado que há um aumento acentuado do Hormônio e Neuopeptídio chamado OCITOCINA.
Portanto, quem tem um aumento de OCITOCINA biologicamente explicado tem mais chances de CONFIAR no outro. Já afirmava ANTONIO DAMASIO e HELEN FISHER que este é o "HORMONIO DO AMOR".
Referencia: Kosfield M, Heirinchs M, Zak PJ, Fischbacher U, Fehr E. Oxytocin increases trust in human. Nature 2005;435:673-6.
Fabricio Menezes
Psicólogo e Supervisor RH
Nenhum comentário:
Postar um comentário