terça-feira, 22 de maio de 2012

CONHECER EQUIPE DE TRABALHO


Você conhece a sua equipe?

Independente da posição que você ocupe na sua equipe é fundamental que conheça os seus membros. Mas por que devo conhecer os membros da minha equipe? Para utilizar a estratégia certa para cada pessoa, obtendo assim os melhores resultados.
Mas como posso conhecer melhor a minha equipe? Observando, enxergando e escutando mais as pessoas. As necessidades e os desejos são individuais, ou seja, o que motiva um pode desmotivar outros. Existem colaboradores que precisam ser mais cobrados, enquanto outros, nem tanto. Comparo os membros de uma equipe aos filhos. Cada um requer uma estratégia certa para educá-los.
Decisões corretas sobre pessoas exigem conhecimentos de suas individualidades e de como as habilidades de cada um podem ser reconhecidas e utilizadas da melhor maneira.
O ser humano deve ser visto e valorizado. Sem dúvida, algumas das maiores necessidades da natureza humana são: sentir-se importante, ser reconhecido e ser valorizado. Infelizmente, ainda existem muitos discursos e poucas ações práticas em relação à valorização das pessoas. Sem a participação, o diálogo, o reconhecimento e o estímulo às pessoas, dificilmente conseguirá obter uma melhoria significativa na qualidade de vida no trabalho e, conseqüentemente, um aumento significativo da produtividade. Estudos revelam que o bom relacionamento é mais importante para a retenção de pessoas talentosas do que as políticas amplas da empresa, tais como salários e regalias.
As pessoas também precisam saber o que esperamos delas. Mas como fazer isso corretamente? Oferecendo feedback, ou melhor, dando retorno as pessoas de suas ações e seus comportamentos. O feedback é uma das técnicas mais poderosas de comunicação e uma ferramenta de crescimento e desenvolvimento humano. Através dele se estabelece um processo de compreensão e confiança em uma relação.
Mas para dar feedback correto é preciso entender as pessoas e a maneira como elas reagem a esse retorno, e ser capaz de fazer uma "leitura" das pessoas não é uma habilidade inata, mas algo que precisamos aprender e desenvolver.
Através do feedback encontramos pontos valiosos do outro, criamos uma abertura e construímos uma comunicação mais eficaz, tornando o diálogo mais agradável e leve, eliminando assim, algumas das principais causas de conflitos, tanto no ambiente profissional quanto pessoal. Infelizmente, poucos são habilidosos para dizer o que precisa ser dito sem magoar.
Por exemplo, um líder que não conhece a sua equipe adota sempre as mesmas estratégias para todos os membros da equipe, sendo isso muitas vezes uma das principais causas de desmotivação, descontentamento e conflitos. Fazer pessoas trabalharem é fácil, qualquer feitor de escravos sabe como. Porém, estimular a se conhecerem, aprimorando o que possuem de melhor (pontos fortes) e a desenvolver suas oportunidades de melhoria (pontos fracos), objetivando resultados coletivos, agregando valor a suas vidas pessoal e profissional, ou seja, ajudando a despertar o que cada um possui de melhor, é só para os verdadeiros líderes.

As pessoas numa equipe também devem ter consciência que além das palavras, existe um mundo infinito de nuances e prismas diferentes que geram energias ou estímulos que são percebidos e recebidos pelo outro, através dos qual a comunicação se processa. Um olhar, um tom de voz um pouco diferente, um franzir de cenho, um levantar de sobrancelhas, podem comunicar muito mais do que está contido em uma mensagem manifestada através das palavras.Agora é com você! Saber e não fazer é não saber.
Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Artigo/7806/voce-conhece-a-sua-equipe.html

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