sábado, 18 de dezembro de 2010

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - O QUE OS JOVENS QUEREM?

Nesse periodo em que estou atuando no processo de ministrar treinamento com foco na qualificação profissional junto as diversos alunos tenho percebido um interesse e uma busca por essa qualificação profissional acentuado. Nesse aspecto veem-se os jovens e adultos na busca destes conhecimentos que tem diretamente a busca por aquele lugar no mercado de trabalho.

Entre os diversos temas que são trabalhados nesse processo ensino aprendizagem há um em especial que se chama ÉTICA. Com conceitos básicos procura-se sinalizar a importancia que é ser ética na vida profissional, no ambiente familiar e social.

Outro dia um aluno descobriu no decorrer da aula que eu houvera trabalhado por um tempo junto a uma instituição que é responsável pela gestão dos impostos e desembaraços de mercadoria em nosso Estado. Rápidamente ele perguntou-me se eu não podeira dar um jeitinho para que as mercadorias adquiridas pela organização em que trabalha não poderiam ser liberadas mais rapidamente já que eu - supunha ele - conhecia as pessoas "certas".

Fiquei triste com a questão apresentada, pois, a compreensão do contéudo não havia sido internalizado naquele sujeito. Alguns dizem sou "inteligente" e tenho "consciencia", porém, aquela maturidade necessária para agir de modo acertado no dia a dia me pareceu muito longe no momento daquela pergunta e é  uma realidade que às vezes toma conta do dia a dia de alguns ou vários profissionais.

Buscar qualificar por si só não é suficiente. É importante compreender que o processo organizacional vai alem do simples receber um "salário" ao final do mês. Existem questões que também são importantes e que tocam a ética quando nos referimos as relações interpessoais, humanas.

Quanta falta de respeito - velados ou não - existem entre os profissionais que atuam no espaço físico das organizações. E a ética passa ao largo. Sequer refletem sobre o que são os valores e moral.

Um abraço a todos!

Nenhum comentário: